Notícias de saúde

Por que as pessoas engordam quando param de fumar?

18 de setembro de 2013 (Bibliomed). Abandonar o vício no cigarro traz, na maioria das vezes, uma consequência não tão positiva: os quilinhos extras. Mas, por que isso acontece?

Pesquisadores do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, afirmam que esse processo não é culpa do aumento da ingestão de calorias, mas a uma mudança na composição da flora intestinal.

O pesquisador responsável pelo estudo, Luc Biedermann, explica que quando largam o cigarro, 80% dos fumantes ganham, em média, sete quilos, mesmo que a ingestão de calorias permaneça a mesma.

O estudo monitorou ex-fumantes e verificou um ganho médio de 2,2 quilogramas depois do abandono do cigarro, mesmo mantendo a mesma alimentação adotada durante o tempo que fumavam. Em relação ao consumo de álcool, os resultados mostraram um ligeiro aumento no consumo de bebidas alcoólicas após a cessação do tabagismo.

Exames revelaram que algumas cepas bacterianas que predominam na flora intestinal de pessoas obesas passam a dominar o organismo de pessoas que deixam de fumar, o que poderia ser uma hipótese para o ganho de peso pós-cessação do tabagismo.

Fonte: Diário da Saúde, 17 de setembro de 2013

O que fazer para largar o cigarro? Descubra em Boa Saúde

Tabagismo aumenta risco de câncer de mama. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários