Notícias de saúde

Horário para dormir é importante para desenvolvimento cerebral da criança

11 de julho de 2013 (Bibliomed). Crianças que não seguem horário regular para dormir podem ter seu desenvolvimento cerebral prejudicado. Segundo estudo da Universidade College London, na Inglaterra, o sono é fundamental para o bom aprendizado no dia seguinte.

O estudo envolveu mais de 11 mil crianças com idade média de sete anos. A pesquisa baseou-se em inquéritos regulares e visitas domiciliares feitas quando as crianças tinham três, cinco e sete anos. A irregularidade na hora de dormir foi mais comum na idade de três anos e menos comum aos sete.

Meninas que, aos sete anos, tinham horários irregulares para dormir, apresentavam escores mais baixos em todos os três aspectos de intelecto avaliados, mas isso não pode ser observado nos meninos.

Horários irregulares para dormir aos cinco anos não foram associados com pior desenvolvimento cerebral em meninos ou meninas na idade de sete anos. Contudo, horas de dormir irregulares aos três anos foram associadas com menor pontuação em leitura, matemática e consciência espacial em meninos e meninas.

Os resultados foram publicados no Journal of Epidemiology and Community Health.

Fonte: UPI, 10 de julho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários