Notícias de saúde
22 de junho de 2011 (Bibliomed). Sonecas em redes podem ser muito relaxantes. De acordo com cientistas da Universidade de Genebra (Suíça) o relaxamento é uma consequência do movimento de balanço da rede.
Os pesquisadores recrutaram 12 homens para participarem do estudo. Como alterações hormonais durante o ciclo menstrual podem afetar o sono, não houve participantes mulheres.
Para o experimento, os homens foram ao laboratório da universidade duas vezes em uma semana para uma soneca de 45 minutos. A cama utilizada foi construída especialmente para o estudo. Ela ficava suspensa, sem tocar o chão. Em uma das tardes, os homens dormiram na cama parada e na segunda visita a cama balançava suavemente. A atividade cerebral dos participantes foi monitorada durante os experimentos com eletroencefalogramas.
Os resultados do experimento mostraram que os homens adormeceram mais rápido e dormiram mais profundamente quando dormiram na cama enquanto ela balançava. Com a cama parada, os participantes gastaram 30 minutos no estágio inicial do sono leve, sendo que com a cama balançando, o tempo gasto nesse estágio foi apenas 30% do tempo da soneca. O tempo em sono profundo aumentou para mais de 60% na cama em movimento. O movimento da cama também alterou o padrão de atividade cerebral dos participantes.
Os resultados obtidos são válidos apenas para períodos curtos de sono, e os pesquisadores não sabem dizer se o balanço também seria beneficial durante toda uma noite de sono. Porém, eles acreditam que a pesquisa pode dar dicas quanto a possíveis tratamentos de insônia no futuro.
Fonte: Live Science 20 de junho de 2011
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também