Notícias de saúde

Doença auto-imune pode apresentar sintomas de gangrena

08 de julho de 2013 (Bibliomed). Uma mulher alemã procurou ajuda médica para lidar com um problema estranho. Ela pareceu desenvolver gangrena nas suas orelhas, pernas e nariz mesmo sem ter sido exposta a temperaturas extremamente baixas.

Ao longo de vários dias surgiram lesões pretas na pele da paciente, formadas por tecido danificado. O problema apareceu depois de o sistema de aquecimento de sua casa ter falhado e a temperatura ter chegado a 10° Celsius.

Ela foi diagnosticada com uma doença auto-imune que é desencadeada pelo frio. Seu corpo tinha níveis muito altos de aglutininas frias, que são anticorpos que ajudam o organismo a combater infecções. Em pessoas normais essas taxas são baixas, mas em grandes concentrações pode causar aglomerações de glóbulos vermelhos, impedindo a circulação do sangue para dedos, nariz e orelhas. Assim, o paciente passa a apresentar sintomas de gangrena, mesmo que não esteja sofrendo dessa condição.

Para o tratamento os médicos removeram a pele lesionada e administraram medicamentos de prevenção de coágulos. Outro procedimento realizado foi a plasmaferese, feita para purificação do sangue. A mulher viu uma melhora nos sintomas e recebeu a recomendação de ficar protegida do frio.

A pesquisa foi publicada no periódico New England Journal of Medicine.

Fonte: Live Science, 3 de julho de 2013.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários