Notícias de saúde

Novas diretrizes de manuseio da hipertensão são publicadas

24 de junho de 2013 (Bibliomed). A hipertensão é a principal causa de mortes em todo o mundo. Apenas na Europa ela afeta entre 30% e 45% da população. Frente a isso, pesquisadores publicaram novas diretrizes de administração dessa condição na reunião deste ano da European Society of Hypertension.

A versão original dessas diretrizes foi publicada em 2003 e editada em 2007. As diretrizes atuais substituem a publicação de cinco anos atrás e dão recomendações quanto às mudanças no contexto da doença e indicações para a redução de morbidade e mortalidade da pressão alta e condições associadas.

Uma das determinações da publicação é a adoção de mudanças de estilo de vida. Essa medida é a principal regra da prevenção da doença e entre elas estão atitudes simples como reduzir o consumo de sal e álcool, manter um peso saudável, a prática regular de exercícios e o abandono do tabagismo.

Além dessas medidas, a publicação divulga que pacientes e médicos devem estar bem informados. Ambos devem saber que a doença pode ser tratada com medicamentos. Os pesquisadores discutem também a baixa aderência dos pacientes aos tratamentos e a inércia de médicos que não tomam as devidas providências quando atendem alguém com problemas de controle de pressão sanguínea. A prevenção é a melhor forma de luta contra a hipertensão, mas ela é tratável quando abordada corretamente.

Os autores explicam que apesar da evidência avassaladora de que a hipertensão é um grande risco cardiovascular, estudos mostram que muitos ainda não estão cientes da condição, que raramente os objetivos de níveis de pressão são atingidos.

Algumas recomendações feitas na nova versão contrariam determinações feitas em 2007. Cinco anos atrás se aconselhava que o objetivo para o nível da pressão sistólica fosse de 140/90 mmHg para pacientes de risco baixo ou moderado e 130/80 mmHg para pessoas de alto risco. Isso foi modificado para 140 mmHg para quase todos os pacientes.

Outras medidas que modificam as diretrizes de 2007 incluem maior incentivo à monitoração em casa da pressão sanguínea, ênfase específica para certos grupos (como diabéticos, idosos, gestantes, etc), novas diretrizes de como e quando tomar medicamentos anti-hipertensão, dentre outras questões.

As novas diretrizes foram determinadas ao longo de 18 meses e foram definidas por membros das sociedades European Society of Hypertension e European Society of Cardiology.

Ambos os periódicos Journal of Hypertension e European Heart Journal publicaram a nova edição de diretrizes, chamada de Guidelines.

O congresso aconteceu entre os dias 14 e 17 de junho em Milão, na Itália.


Fonte: European Society of Hypertension Scientific Meeting 2013, 14 e 17 de junho em Milão/Itália.

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários