Notícias de saúde

Bebês neandertais eram amamentados até os sete meses de idade

24 de maio de 2013 (Bibliomed). De acordo com o estudo de um fóssil encontrado na Bélgica, um bebê neandertal que morreu 100.000 anos atrás foi desmamado aos sete meses de idade, iniciando sua alimentação de sólidos.

A descoberta foi feita devido a uma técnica recente que identifica elementos no dente da criança, mostrando quando a amamentação foi iniciada e terminada.

“A amamentação é um evento muito grande na infância, e é importante por tantas razões”, explica a pesquisadora Manish Arora, da Universidade Harvard. “É um grande determinante de saúde da criança e proteção imunológica, então a amamentação é importante de ambos os pontos de vista para o estudo de nossa evolução assim como estudar a saúde em humanos modernos”, completa.

Os pesquisadores não sabem dizer se o bebê analisado seguia um padrão típico de sua época, apesar de o padrão seguido atualmente não ser tão diferente. Os cientistas afirmam que seria interessante fazer a mesma análise em outros fósseis. “Nós gostaríamos muito de fazer isso em mais amostras neandertais e até mesmo além (delas), em outros primatas extintos que levaram até os humanos modernos”, explica Arora. Assim seria possível determinar um padrão evolutivo de práticas de amamentação nos primatas.

A pesquisa foi apresentada no periódico Nature.

Fonte: Live Science, 23 de maio de 2013

Mães adotivas também podem amamentar. Leia em Boa Saúde

Ganho excessivo de peso durante a gravidez prejudica a amamentação. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários