Notícias de saúde

Mães Adotivas Também Podem Amamentar

SÃO PAULO (Reuters) - A amamentação não é um privilégio exclusivo das mães naturais. Com o uso de medicamentos, as mães adotivas também podem produzir leite e amamentar seus bebês.

"O ato de sugar a mama, somado a alguns medicamentos que aumentam o hormônio prolactina, pode levar uma mulher a produzir leite materno", afirmou o pediatra Jayme Murahovschi, diretor do Centro de Lactação do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

Segundo Murahovschi, na técnica de lactação adotiva, as drogas que estimulam a produção de prolactina -- hormônio que leva à produção do leite -- têm um papel secundário.

"Se a criança sugar o mamilo, até sem drogas, a mulher pode produzir leite", disse o pediatra, que também é diretor clínico do Serviço de Pediatria do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

Por meio da técnica, o bebê deve sugar o peito e, ao mesmo tempo, uma sonda ligada a uma seringa fornece o alimento. "Para que o leite passe a ser produzido é fundamental que o recém-nascido sugue o peito. Ele só fará isso, no entanto, se ficar satisfeito, da" a necessidade da sonda", explicou o pediatra.

Ele acrescentou, porém, que para assumir essa tarefa a mãe deve querer muito amamentar, ter apoio do marido, da família e do médico e estar preparada emocionalmente.

"Esse esforço pode ter sucesso parcial, mas, de qualquer forma, a simples tentativa já é um ato de amor", disse o pediatra.

Ana Cristina Abrão, coordenadora do Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirmou que "a tentativa é difícil, mas não impossível".

"Para a mãe adotiva amamentar, são necessárias duas condições mínimas: querer amamentar e ter disponibilidade", explicou Abrão. O ideal, acrescenta, é começar a amamentação logo que o bebê nasce. "Isso aumenta as chances de sucesso, pois a criança ainda não se acostumou ao bico de mamadeira."

A coordenadora do grupo acrescentou que é importante incentivar a amamentação em qualquer situação, pois sua prática beneficia a saúde da mãe e do bebê. "Além disso, a grande vantagem do leite materno é que ele é de graça e, teoricamente, toda mulher pode amamentar."

Segundo Siomara Roberta de Siqueira, coordenadora da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba) no Brasil, a amamentação por mães adotivas é incentivada em alguns hospitais do país e, embora poucas pessoas saibam, pais e mães adotivos também podem tirar licença maternidade.

A licença maternidade é um dos assuntos abordados na 6a Semana Mundial de Amamentação, que começou dia 1o. e vai até o dia 7 de outubro.

O tema da semana deste ano é a amamentação como um direito humano, com destaque para a licença maternidade, a norma de comercialização de produtos de lactentes e a não-discriminação da mulher no trabalho.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários