Notícias de saúde

Conheça os efeitos colaterais menos discutidos da gravidez

14 de janeiro de 2013 (Bibliomed). A maioria dos efeitos da gravidez no corpo da mulher é conhecida, mas existem alguns que são menos discutidos e, por isso, podem assustar as gestantes. Leia sobre alguns desses efeitos colaterais.

Mamilos: a coloração dos mamilos pode ser um ótimo indicativo de gravidez e também de que a mulher teve um filho recentemente. A gestação faz com que os mamilos mudem e fiquem mais escuros.

Seios: o que muda o formato dos seios não é a amamentação, mas a gravidez em si. Por isso, evitar a alimentação do bebê através da amamentação não ajudará a mulher a evitar mudanças indesejadas, como a queda dos seios.

Barriga: em algumas gestantes pode ocorrer o aparecimento de uma linha marrom no meio da barriga. Isso é causado pela pigmentação da pele onde acontece a separação dos músculos abdominais. A linha, que aparece no segundo trimestre, surge apenas em algumas mulheres, e pesquisadores não sabem dizer por que ela não é algo comum a todas as grávidas.

Costelas: é normal sentir dores nas costelas ou do lado do corpo no último trimestre. Isso ocorre devido ao crescimento do bebê, fazendo com que ele empurre as costelas da mãe para cima e para fora.

Bunda: o surgimento de hemorróidas pode acontecer devido à pressão que o feto faz na região. A melhor forma de lidar com o problema é evitá-lo. A mulher deve estar atenta à hidratação do seu corpo e comer muitas frutas, vegetais e fibras.

 É importante que a grávida esteja atenta às mudanças do seu corpo e consulte seu médico periodicamente para garantir sua saúde e a do seu bebê.

Fonte: Birth, 17 de maio de 2012

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários