Notícias de saúde

Pílula do Aborto Está Disponível nos EUA

Por Kate Fodor

NOVA YORK (Reuters Health) - O Mifeprex, droga para aborto conhecida como Ru-486, começa a ser enviada para consultórios médicos na segunda-feira, anunciou o Danco Laboratories, distribuidor de medicamentos com sede na cidade de Nova York.

A droga, cujo nome genérico é mifepristone, foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA, agência para controle de drogas e medicamentos dos Estados Unidos), em setembro em meio a grande polêmica. A droga é bastante usada na Europa há vários anos.

A FDA chegou a pensar em limitar seu uso aos médicos que já fazem aborto cirúrgico, mas pela decisão final, o Mifeprex poderá ser administrado por qualquer médico capaz de diagnosticar e avaliar o tempo de gravidez, tenha providenciado infra-estrutura para caso de emergência e tenha lido e entendido a bula.

Ainda não está claro como a droga será aceita e se o acesso das mulheres ao aborto vai aumentar significativamente, como esperam alguns especialistas.

Segundo a National Abortion Federation (NAF), o interesse de mulheres e médicos na droga tem sido grande. Mesmo antes da aprovação do Mifeprex, cerca de 1.800 clínicos tinham concluído treinamento opcional sobre a droga da NAF, que vai intensificar e ampliar seu programa de treinamento agora que o Mifeprex está sendo lançado.

Ao lado de instituições privadas, a Planned Parenthood deve ser a principal fornecedora da pílula do aborto. Quando o medicamento foi liberado, o grupo informou que cerca de 120 dos seus mais de 800 centros de saúde ofereceriam imediatamente após o lançamento e que esse número deveria aumentar rapidamente.

Embora a droga deva chegar ao mercado em questão de dias, os sistemas de saúde públicos e privados ainda discutem se vão oferecer reembolso ou não. No início deste mês, representantes do Medicaid, em Nova York e Califórnia, informaram que seus Estados vão oferecer o medicamento para mulheres pobres mesmo em casos que não envolvam estupro, incesto ou gravidez de risco para a mãe. A maioria dos Estados não informou se vai facilitar o acesso ao Mifeprex e parece estar esperando a decisão do governo federal.

A droga, administrada por via oral, pode ser usada até sete semanas depois do início do último período menstrual e logo que a gravidez for confirmada. A droga bloqueia a progesterona e, sem ela, o revestimento do útero se desfaz, dando início ao sangramento.

O Mifeprex faz parte de um sistema que também inclui o misoprostol, droga que induz a contrações. A efetividade da combinação para encerrar a gravidez está entre 92 e 95 por cento, conforme o Danco. Sangramento e cólicas são esperados e os efeitos colaterais incluem náusea, dor de cabeça, diarréia e vômito.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários