Folhetos de saúde

Verrugas

© Equipe Editorial Bibliomed  

1. O que são as verrugas?

As verrugas constituem uma doença causada pelos diversos subtipos do vírus HPV.

2. Quais as características das verrugas?

Existem diversos subtipos de verrugas, com características diferentes a saber:

  1. Verruga vulgar: é aquela encontrada principalmente no dorso das mãos e nas laterais das unhas. Pode existir desde uma a múltiplas lesões. Possui um aspecto áspero, verrucoso, normalmente da cor da pele ou amarronzada.
  2. Verruga plana: esse tipo de verruga ocorre mais comumente no pescoço, rosto, braços e pernas. Constitui uma lesão achatada, de poucos milímetros de diâmetro, podendo ser da cor da pele, amarelada ou acastanhada. Em uma região, podem existir milhares de lesões.
  3. Verruga plantar: ela normalmente é encontrada na sola dos pés e são muito dolorosas ao caminhar, podendo ser confundida com calos. O que se observa é uma lesão arredondada, com muita queratinização, dolorosa quando se aperta e com pequenos pontos enegrecidos.
  4. Condiloma acuminado: constitui de um tipo de verruga semelhante à couve-flor que ocorre na região genital e anal que pode ser transmitida sexualmente e estar associada a outras verrugas em outras partes do corpo.

3. De que maneira as verrugas são transmitidas?

As verrugas são transmitidas pelo contato direto com as lesões de outras pessoas ou até mesmo, indiretamente, pela exposição a objetos contaminados, nas praias, piscinas, saunas ou outros locais públicos. Além disso, as verrugas são autoinoculáveis, ou seja, um mesmo indivíduo pode se auto-contaminar.

4. Qual a faixa etária que mais apresenta verrugas?

As verrugas podem ser encontradas em qualquer faixa etária, mas são especialmente comuns entre as crianças e adolescentes.

5. Como é feito o diagnóstico?

Na grande maioria das vezes, o diagnóstico é feito clinicamente. Naqueles casos em que persistem dúvidas, a biópsia deverá ser realizada.

6. As verrugas desaparecem sozinhas?

As verrugas estão muito relacionadas à imunidade, ou seja, à capacidade que o corpo do indivíduo tem em combater as infecções. Dessa forma, elas podem desaparecer espontaneamente ou aumentar tanto em número quanto em tamanho.

7. Qual é o tratamento das verrugas?

O tratamento das verrugas irá depender da idade do paciente, da localização e número das lesões, e qual o tipo de verruga.  Além disso, a duração do tratamento é variável e novas lesões podem surgir. Uma das opções muito empregadas no combate às verrugas é a cauterização, existindo outros métodos também eficazes, como a eletrocoagulação e a crioterapia.

Fonte:

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Dermatoses por vírus in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, São Paulo, ARTES MÉDICAS, 2001.

SILVA, C.M.R.; VIANA, M.R.A . Dermatoses mais comuns nas crianças e adolescentes in: ALVES, C. R. L.; VIANA, M.R.A . Saúde da família: cuidando de crianças e adolescentes. Belo Horizonte, Coopmed, 2003.