Folhetos de saúde

Menopausa e climatério

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é menopausa?

Menopausa significa última menstruação. Ela é o marco para o início do climatério e seu diagnóstico é realizado de forma retrospectiva, isto é, feito a partir do momento em que a mulher esteja há 12 meses sem menstruar.

2. O que é climatério?

Recebe o nome de climatério a fase de transição em que a mulher passa do período reprodutivo (em que a mulher está liberando seus óvulos – células reprodutoras femininas) para o não reprodutivo (no qual não há mais liberação de óvulos).

3. Com que idade inicia o climatério?

Normalmente, o climatério inicia-se por volta dos 40 anos de idade. Quando ele acorre antes dessa idade, é considerado como menopausa precoce (falência ovariana prematura). Se ocorrer após os 55 anos de idade, considera-se como  menopausa tardia.

4. Quanto tempo dura o climatério?

Em geral, o climatério dura cerca de 15 a 20 anos.

5. Existem fases no climatério?

O climatério pode ser subdividido em três fases:

  1. Estágio inicial ou precoce do climatério: período que vai dos 35 aos 45 anos;
  2. Estágio médio do climatério: período que vai dos 46 aos 55 anos de idade. È nessa fase que normalmente ocorre a menopausa.
  3. Estágio tardio do climatério: período que vai dos 56 aos 65 anos de idade.

Pode-se ainda dizer que o climatério é dividido em fases pré e pós menopausa.

6. O climatério tem sintomas?

Nem sempre. Existem mulheres que entram no climatério e não desenvolvem sintomas. Porém algumas mulheres relatam “fogachos” (calores), palpitação, tonteira, menstruações irregulares, suor excessivo, calafrios, insônia, depressão, irritabilidade, dor de cabeça, crescimento de pêlos, coceira e ardor na vagina, dor para urinar, dor na relação sexual, alteração da libido, dores musculares, etc.

7. É necessário fazer exames para se confirmar menopausa?

Nem sempre. Na maioria das mulheres com idade para ter a menopausa apenas a história clínica (12 meses sem menstruar) às vezes já é o suficiente para fechar o diagnóstico. Entretanto, alguns exames podem ser solicitados, como a dosagem de hormônios, como o FSH (hormônio folículo estimulante).

Lembre-se, consulte sempre seu médico para avaliação individual de seu caso.

Fonte:

HANAN, M.Z.; MAGALHÃES, D.R.B.; HANAN, B.Z. Climatério   in:  CAMARGOS, A .F.; MELO, V.H. Ginecologia Ambulatorial, Editora: Coopmed, Belo Horizonte, 2001.