Folhetos de saúde

Sonhos

© Equipe Editorial Bibliomed

O que são os sonhos?

Os sonhos são experiências vivenciadas durante o sono, que demonstram a presença de atividade do cérebro mesmo durante os períodos de profunda inconsciência.

Os sonhos são, desde longas datas, revestidos de mistério para o homem. Muitas pessoas os associam com previsões do futuro, experiências vividas em outras épocas, e os mais diversos tipos de superstições. Talvez isto seja decorrente do escasso conhecimento que a ciência nos fornece acerca deste intrigante fenômeno que ocorre durante o sono.

Diversos pesquisadores que estudam os mecanismos do sono demonstraram que os sonhos ocorrem durante uma fase do sono denominada sono REM (“movimentos rápidos dos olhos”). Nessa fase há profunda inibição da atividade muscular voluntária e do nível de consciência do indivíduo.

Os estudos mostram que algumas áreas do cérebro recebem, durante os sonhos, maior quantidade de sangue, o que demonstra que estas têm maior atividade biológica na vigência desse fenômeno. Uma das regiões cerebrais mais ativas durante o sonho é a relacionada com as emoções (denominada sistema límbico), o que serve para confirmar o conteúdo altamente emocional dos sonhos.

Acredita-se que durante o sono a pessoa sonhe diversas vezes, porém seja incapaz de lembrar-se de todos os sonhos que teve.

Qual sua função?

A verdadeira função dos sonhos ainda não foi completamente elucidada. Acredita-se que durante os sonhos o cérebro esteja reorganizando e processando algumas informações que sejam úteis para o indivíduo. Verificou-se que durante o sono REM há consolidação da memória procedural (aprendizado motor, como por exemplo, a datilografia), e também da memória declarativa (aprendizado episódico, como, por exemplo, lembrar-se de lugares e eventos).

Além disso, o sono REM está associado com a elevação do aprendizado de tarefas de repetição.

Após o aprendizado episódico, a consolidação da memória parece ser realizada durante o sono profundo, o que foi verificado pelo aumento da circulação de sangue nas áreas cerebrais relacionadas à memória de locais ou eventos dos quais o indivíduo participou ou esteve presente.

Muitos pesquisadores acreditam na hipótese de que o sono com sonhos funcione como um estimulador aleatório do cérebro, com o intuito de remover as “memórias fracas”, e permitir apenas a retenção dos fragmentos de “memória mais fortes”.

Dessa forma, ainda permanece todo o misticismo desse extraordinário fenômeno, pouco explicado pela ciência, porém intensamente presente na cultura popular de diversos povos.

Lembre-se, somente o médico poderá orientar a abordagem relacionados a esta condição.

Fonte:

Simon RP, Sunseri MJ. Distúrbios do sono e do despertar. In: Goldman L, Bennet JC. CECIL Tratado de Medicina Interna. 21a ed, editora Guanabara Koogan S.A. RJ, 2001: 2265 – 2269.