Folhetos de saúde

Estágios do sono

© Equipe Editorial Bibliomed

O que são?

Os denominados estágios do sono são fases descritas pelas quais o indivíduo passa durante o período de sono. Essas fases foram obtidas por pesquisadores através da análise do eletroencefalograma e do comportamento das pessoas durante o sono.

São classicamente descritos três estágios, a saber: vigília, sono não REM e sono REM.

A vigília é o estágio em que o indivíduo está acordado, desperto, não se constituindo, portanto, especificamente como um estágio do sono. Porém, as classificações a incluem como tal.

O que é sono não REM?

O termo REM significa “movimentos rápidos dos olhos”. Esses movimentos foram notados nos indivíduos durante algumas fases do sono, e sua presença foi então utilizada como um parâmetro na classificação dos estágios do sono.

O sono não REM é, portanto, aquele em que tais movimentos oculares estão ausentes. Este estágio é subdividido em quatro fases:

  1. Fase I (sonolência): a pessoa encontra-se sonolenta e pode ainda manter algum grau de consciência do ambiente onde se encontra. Corresponde a cerca de 5% do sono normal;
  2. Fase II (sono leve): o indivíduo apresenta menor grau de consciência, com redução acentuada dos movimentos musculares voluntários. Corresponde a 50% a 60% do sono. Nota-se que quanto mais velha a pessoa, maior a duração dessa fase do sono;
  3. Fase III (sono profundo inicial): há ausência de movimentação espontânea, além de ausência de contato do indivíduo com o ambiente onde se encontra.
  4. Fase IV (sono profundo): é a fase final do estágio de sono não REM. Nesta fase verifica-se o maior grau de redução da consciência e de ausência de atividade muscular voluntária.

As fases III e IV correspondem a 10% a 20% do sono total, havendo redução gradual da duração destas com o avançar da idade.

O que é sono REM?

É o estágio do sono em que são verificados movimentos oculares rápidos. Nesse estágio verificou-se que os movimentos respiratórios do indivíduo são irregulares, bem como é irregular sua atividade cardíaca. Há completa atonia muscular, ou seja, não são verificados movimentos musculares espontâneos ou involuntários.

Acredita-se que seja nesse estágio que ocorram os sonhos, pois, as pessoas que são despertadas nessa fase do sono relatam vívidas imagens do que acabaram de sonhar.

Fonte:

Simon RP, Sunseri MJ. Distúrbios do sono e do despertar. In: Goldman L, Bennet JC. CECIL Tratado de Medicina Interna. 21a ed, editora Guanabara Koogan S.A. RJ, 2001: 2265 – 2269.