Notícias de saúde

Sono profundo poderia “lavar” as toxinas do cérebro

23 de dezembro de 2019 (Bibliomed). Os estágios profundos do sono podem dar ao cérebro a chance de se livrar de substâncias potencialmente tóxicas, sugere um novo estudo.

O sono é marcado por ciclos REM e não REM. Durante o sono REM, a frequência cardíaca e a respiração são relativamente mais altas, e as pessoas geralmente têm sonhos vívidos. O sono não REM inclui estágios de sono profundo - ou de onda lenta -. Durante esses estágios, ocorre uma desaceleração da atividade das células cerebrais, da frequência cardíaca e do fluxo sanguíneo, e pesquisas descobriram que o sono profundo pode ajudar na consolidação da memória e permitir que o cérebro se recupere da rotina diária.

Já se sabe que o líquido espinhal cerebral, ou LCR, ajuda a limpar subprodutos metabólicos do cérebro, para que eles não se acumulem lá. Já se sabe também que o processo parece aumentar durante o sono. Mas vários "comos" e "por quês" permaneceram.

Assim, os pesquisadores recrutaram 11 adultos saudáveis ??para um estudo do sono usando técnicas não invasivas: ressonância magnética avançada para monitorar o fluxo de fluidos no cérebro e eletroencefalogramas para medir a atividade elétrica nas células cerebrais.

A equipe descobriu que a “limpeza” pode ser uma das ocorrências. Quando os participantes do estudo dormiam profundamente, cada pulso na atividade cerebral de ondas lentas era seguido por oscilações no fluxo e volume sanguíneos, o que permitia que o LCR fluísse para as cavidades cheias de líquido no cérebro central.

Os pesquisadores descobriram que, durante o sono profundo, a atividade de "ondas lentas" das células nervosas parece abrir espaço para que o líquido espinhal cerebral se mova ritmicamente para dentro e para fora do cérebro - um processo que acredita-se venha a “lavar” os resíduos metabólicos.

Esses resíduos incluem a beta-amilóide, uma proteína que se aglomera anormalmente no cérebro de pessoas com demência.

Fonte: Science. 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários