Folhetos de saúde

Teimosia Infantil

© Equipe Editorial Bibliomed

Como podemos definir a birra?

A birra é um comportamento normal, experimentado pela maioria das crianças entre os 18 meses e 3 anos de idade. Começa quando as crianças descobrem que têm o poder de se negar a responder às solicitações de outras pessoas e em geral, são mais obstinadas do que cooperativas.

Como tratar uma criança nesta fase?

Entenda que quando uma criança diz "não" ela quer dizer "Tenho que fazer isto?" ou "Você está falando sério?”. Esta resposta não deve ser confundida com falta de respeito. Esta fase é importante para a autodeterminação e identidade da criança. Encare-a com senso de humor.

O castigo é uma boa solução nesses casos?

Se optar por castigar uma criança, faça isso pelo que ela faz e não pelo que ela fala. Como você não pode eliminar o "Não", ignore-o. Se você discutir com  uma criança por ele dizer "não", prolongará este comportamento. Os castigos devem limitar-se a ter natureza educativa. Castigos físicos são desumanos e ineficazes. Nunca são uma opção.

Dê outras opções às crianças.

Esta é a melhor maneira de fazer com que a criança sinta que tem mais liberdade e controle, e isto por sua vez fará com que ela esteja mais disposta a cooperar. Alguns exemplos de opções são deixar que a criança escolha entre um banho de chuveiro ou de banheira; qual livro quer ler; quais brinquedos levará para a banheira; que fruta comerá no lanche; que roupa ou sapatos vai colocar; que cereal comerá no desjejum; de que brincará, dentro ou fora de casa, no parque ou no quintal; e assim sucessivamente. Quanto mais rápido a criança tiver a impressão de que é ela quem toma as decisões, mais rápido ela passará por esta fase.

E quando não houver opções, o que fazer?

As regras de segurança, tais como sentar no assento de segurança do automóvel, não estão sujeitas a discussão, ainda que você possa explicar o motivo pelo qual se deve obedecer a esta regra. Deitar-se à noite ou ir à escola também não são negociáveis. Não faça uma pergunta quando só existe uma resposta aceitável, mas guie a criança de forma tão amável quanto possível.

Elimine as regras excessivas.

Quanto mais regras houver, menos provável é que uma criança se conforme em obedecê-las. Elimine as expectativas desnecessárias e fúteis. Ajude a criança a se sentir menos controlada, tendo diariamente mais interações positivas  que contatos negativos.

Quando é necessário procurar um médico?

Procure um médico para uma consulta de rotina se você ou o seu cônjuge não puderem aceitar a necessidade que a criança tem de dizer "não", se tiverem dificuldade para controlar suas irritações ou se as orientações não produzirem uma melhora durante o primeiro mês. Se a criança tiver vários outros problemas de disciplina ou se você tiver outras perguntas ou preocupações, uma visita ao médico também está recomendada.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)