Folhetos de saúde

Estudos diagnósticos especiais na Doença de Crohn

 © Equipe Editorial Bibliomed

Como é feito normalmente o diagnóstico da doença de Crohn?

Na maior parte dos pacientes, o diagnóstico da doença de Crohn é feito a partir de um quadro clínico compatível e de achados radiológicos e anatomopatológicos coerentes.

Radiografias podem auxiliar no diagnóstico?

Uma série de radiografias para avaliação do trânsito no intestino delgado costuma ser útil para quase todos os pacientes. Achados sugestivos da doença nesse tipo de estudo incluem as fistulas, as ulcerações ou os estreitamentos.

Além do intestino delgado, as radiografias podem ser úteis para estudar outras partes do intestino de pacientes com doença de Crohn?

Radiografias contrastadas do cólon, com uso de contraste baritado, são úteis na avaliação dessa porção do intestino. A colonoscopia, entretanto, vem sendo mais escolhida para esse fim.

Quais as vantagens da colonoscopia frente às radiografias contrastadas?

Em primeiro lugar, a colonoscopia dispensa o uso de contraste, que pode não ser bem tolerado por algumas pessoas. Além disso, ela permite a obtenção de amostras da mucosa do cólon e do íleo para biopsias.

O que a colonoscopia mostra em pacientes com Doença de Crohn?

Os achados endoscópicos mais comuns incluem úlceras de diversos tipos, estreitamentos e fístulas. Esses achados, entretanto, não são garantia de um diagnóstico correto.

Mesmo com o uso de tantos recursos, por que é difícil ter um diagnóstico de certeza na doença de Crohn?

Isso acontece por que a doença de Crohn se parece muito com outras doenças e compartilha os mesmos achados de outros distúrbios gastro-intestinais. Para se ter uma idéia, 10% dos casos de doença de Crohn são indistinguíveis endoscopicamente de uma outra doença, a colite ulcerativa.

O que deve ser feito quando há duvidas no diagnóstico entre essas duas doenças?

Nesses casos, testes sorológicos, empregando amostras do sangue, podem ajudar a lançar luz sobre qual o diagnóstico correto.

Quais são esses testes?

São testes que buscam encontrar anticorpos que são mais comum em uma doença e menos comuns em outra. O p-ANCA é um anticorpo encontrado em mais da metade dos pacientes com colite ulcerativa, mas em apenas cerca de 5% dos pacientes com doença de Crohn. Outro anticorpo, o ASCA,  tem distribuição epidemiológica semelhante.

Depois de realizados os testes, pode-se ter certeza do diagnóstico?

Juntos, esses testes podem ajudar a chegar-se em um diagnóstico com quase 90% de chances de acerto. Isso não quer dizer certeza absoluta, pois casos muito raros podem apresentar achados muito sugestivos de uma doença, mas que na realidade se devem à presença de outra patologia.

Lembre-se que apenas um médico com experiência e treinamento adequados pode interpretar adequadamente os resultados dos testes especiais empregados para o diagnóstico da Doença de Crohn.

Fonte: Diseases of Colon and Rectum in Current Medical Diagnosis and Treatment 2004 43th edition. Kennet R. Mcquaid, M.D.