Folhetos de saúde

Artrite reumatóide – manifestações extra-articulares

© Equipe Editorial Bibliomed

Quais os órgãos mais afetados na artrite reumatóide?

Além da inflamação nas articulações (juntas), a artrite reumatóide pode acometer diversas outras regiões do organismo. As manifestações gerais da doença são mal estar, cansaço, fraqueza, febre baixa e pequenas ínguas pelo corpo.

Todas as manifestações extra-articulares da doença ocorrem em pacientes com presença do fator reumatóide no sangue. Comumente, podem estar acometidos a pele, coração, pulmões, sistema nervoso e os olhos.

Quais as manifestações mais freqüentes?

  1. Pele: cerca de um em cada quatros doentes apresenta “caroços” na pele (nódulos subcutâneos), quase sempre associados com grave acometimento das juntas. Esses costumam aparecer nas áreas próximas às articulações e sujeitas a maior pressão, como cotovelos, tendões das mãos e pés, tendão da Aquiles.Também ocorre vermelhidão na palma das mãos, que associada à fragilidade aumentada da pele, cursa com o aparecimento de manchas roxas em alguns locais do corpo.
  2. Coração: a membrana que reveste o coração, chamada de pericárdio, é a mais comumente afetada. Sua inflamação produz sintomas como dificuldade para respirar, inchaço nas pernas, dores no abdômen, aumento do calibre das veias do pescoço. Nos casos mais graves pode haver alterações do ritmo cardíaco normal, sopros cardíacos e até infarto do coração.
  3. Pulmões: ocorre inflamação da membrana que reveste os pulmões (conhecida por pleura), porém na maioria das vezes é sem sintomas clínicos. Podem haver nódulos nos pulmões, que quando infectados cursam com manifestações mais graves. Ocorre fibrose pulmonar progressiva, que nos estágios mais avançados culminam com insuficiência respiratória.
  4. Sistema nervoso: as alterações neurológicas podem ser resultado da compressão de nervos que cruzam as juntas inflamadas. São mais freqüentemente afetados as mãos e os pés, com redução da força e formigamentos. Quando há acometimento da medula espinhal o espectro de manifestações varia desde redução da força muscular dos membros superiores e inferiores, até paralisia dos mesmos. Geralmente o cérebro não é afetado na doença, apesar de raramente poderem aparecer nódulos nas membranas que revestem o cérebro (chamadas de meninges).
  5. Olhos: pode haver lesão da córnea e ressecamento dos olhos. Geralmente há vermelhidão dos olhos e dor de baixa intensidade, sendo essa manifestação autolimitada. A inflamação ocular, mais dolorosa, pode resultar até em redução da capacidade de enxergar.

Assim, estas são as manifestações extra-articulares da artrite reumatóide. Percebe-se que elas estão intimamente relacionadas ao processo inflamatório típico da doença. Lembre-se: somente seu médico poderá orientá-lo em relação a esta condição.

Fonte:

Arnett FC. Artrite reumatóide. In: Goldman L, Bennet JC. CECIL Tratado de Medicina Interna. 21a ed, editora Guanabara Koogan S.A. RJ, 2001: 1662 – 1670.