Folhetos de saúde

Atopia

Equipe Editorial Bibliomed

O que é atopia?

O termo “atopia” significa “doença estranha” e é um termo da década de 1920, referente a pessoas com tendência a sofrer de dermatite (alergias na pele), rinite alérgica e asma.  A atopia é uma condição genética que faz com que o paciente atópico adquira, de maneira hereditária, diversas alterações em seu sistema imunológico (de defesa), todas decorrentes dessa configuração gênica. A grande maioria dos atópicos tem antecedentes familiares – vários casos na família com as diversas formas da atopia nos mais variados estágios e intensidades.

A atopia tem cura?

Infelizmente, por se tratar de uma condição herdada geneticamente, a atopia ainda não tem cura. Mas a boa notícia é que, com empenho dos médicos e dos pacientes, e em conjunto com medicações modernas, é possível obter-se um bom controle dos quadros de atopia nos dias de hoje.

O que causa a atopia?

A atopia é causada por uma predisposição genética a reações exageradas dos mecanismos de defesa do organismo. É como se o organismo do atópico encarasse situações normais do cotidiano como ameaças importantes. A atopia funciona, dessa forma, como uma alergia pouco específica, onde não há um único agente capaz de funcionar como gatilho das reações alérgicas.

Quais os riscos da atopia?

Pessoas atópicas correm o risco de se desenvolverem reações alérgicas  de maneira súbita, diante de situações que não são esperadas e, em casos extremos, podem evoluir com obstrução das vias aéreas, situação que pode mesmo culminar com a morte se providências não forem tomadas imediatamente.

Quais os sintomas da atopia?

A atopia se manifesta como a maioria das alergias. Pessoas atópicas muito frequentemente desenvolvem dermatites nas áreas de flexão dos membros, isto é: dobra do cotovelo, axilas,  glúteos e dobras atrás do joelho. Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa, mas coceira, espirros e tosse são muito freqüentes entre quase todos os pacientes durante os períodos de crise da doença. Essas formas de manifestação são a dermatite, a rinite e a asma.

Como se manifesta a dermatite atópica?

A dermatite atópica se manifesta como vermelhidão e coceira na pele, normalmente em áreas de flexão dos membros superiores e inferiores. As dobras da pele no pescoço e nas virilhas também podem ser afetadas. Podem piorar em períodos muito frios com o ressecamento da pele ou em períodos muito quentes por causa do suor.

Como se manifesta a rinite alérgica?

Espirros, sensação de coceira no nariz e produção de muco (catarro) claro são os principais sintomas da rinite alérgica. Fumaça, poeira e uma infinidade de substâncias inaláveis podem desencadear uma crise.

Como se manifesta a asma?

A asma pode se manifestar de diversas maneiras, mas a grande maioria dos casos apresenta tosse, sensação de falta de ar e chiado no peito. Dias frios e secos são os piores para pacientes asmáticos, que também não toleram poeira, fumaça e muitos produtos inaláveis.

Quais os tratamentos para a atopia?

Hoje existem diversos tratamentos com substâncias que são capazes de aliviar os sintomas e impedir o avanço das reações alérgicas da atopia. Mesmo os casso mais resistentes têm encontrado boa resposta com medicações que interferem nos mecanismos que regulam o funcionamento do sistema de defesa do organismo. Uma etapa fundamental do tratamento consiste em evitar o contato com as substâncias que sabidamente causam reações alérgicas em um indivíduo.

Quando procurar um médico?

Nenhuma medicação deve ser tomada por conta própria e sem o conhecimento do médico. Pessoas atópicas estão mais propensas a desenvolver reações alérgicas, situação que pode colocar a vida em risco diante de quadros extremos. Por isso, sempre que uma pessoa apresentar sintomas de atopia, um médico deve ser consultado e as medidas necessárias devem ser tomadas.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)