Folhetos de saúde

Calvície

© Equipe Editorial Bibliomed

1. Você sabe o quê é a calvície?

A calvície, também conhecida como alopécia androgênica ou alopécia seborréica, é um quadro de origem genética (hereditária) mais freqüente nos homens do que nas mulheres,

2. A calvície ocorre em qualquer idade?

Para que ocorra a calvície é necessário que haver a estimulação de hormônios masculinos (androgênicos). Daí a calvície surgir freqüentemente após a puberdade. Porém, a questão da idade ainda não está muito bem definida.

3. A calvície do homem e da mulher são diferentes?

Sim. As diferenças se iniciam à partir do fato que a calvície, como dito anteriormente, é mais freqüente no sexo masculino que no feminino.  No primeiro caso, o que é visto é uma perda dos cabelos na região da fronte, laterais e vertex (porção posterior da cabeça). Essa queda pode evoluir lenta ou rapidamente, sendo mais acentuada se iniciar precocemente, podendo ocorrer em todo o couro cabeludo. É comum no homem, junto ao aparecimento da calvície, o desenvolvimento da seborréia, com excesso de oleosidade do couro cabeludo.

Já nas mulheres observa-se uma diminuição difusa dos cabelos nas regiões da fronte e laterais, mas sem o surgimento de calvície, ou seja, não há a queda total dos cabelos desses locais. Normalmente não ocorre a seborréia.

4. Quando ocorre alopécia (calvície) na mulher, deve ser investigada outra causa que não a genética?

Sim. No caso das mulheres que estejam apresentando sintomas de calvície, deve ser investigada a SAHA (Seborréia, Alopécia, Hirsutismo, Acne), que está relacionada a um aumento dos hormônios androgênicos (masculinos) produzidos pelos ovários ou pelas glândulas supra-renais.

5. Existem outros tipos de alopécia?

Sim.  Existem outros tipos de alopecia. Podem ser citadas algumas, tais como: infantil (observada nos lactentes – crianças que estão sendo amamentadas); fisiológica do adolescente (comum em homens e relacionada a fatores genéticos e raciais); senil ou involutiva (observada nos idosos); causada por pressão (comum nas mulheres que prendem os cabelos muito apertados); tricotilomania (que é alopécia causada pelo arrancamento pelo próprio indivíduo de seus cabelos).

6. Existe tratamento para a calvície androgênica masculina e feminina?

Sim. Existem tratamentos tópicos (de aplicação local), bem como sistêmicos (ingeridos pelo paciente). No caso da calvície masculina podem ser citados o minoxidil (tópico) e a finasterida (sistêmico). No caso da alopécia feminina, os antiandrógenos como a espironolactona e flutamida.  Além desses tratamentos, existe também o tratamento cirúrgico – transplante – um tratamento definitivo tanto para homens quanto para mulheres. Consulte sempre seu médico.

Fonte:

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Tricoses in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, São Paulo, ARTES MÉDICAS, 2001.