Folhetos de saúde

Anemias

© Equipe Editorial Bibliomed

O que são?

As anemias são um grupo de doenças que têm em comum a redução dos níveis de hemoglobina abaixo dos valores considerados normais para a idade da criança. A hemoglobina é um pigmento presente nas hemácias, e é responsável pelo transporte de oxigênio no sangue para os diversos órgãos e tecidos do organismo.

Trata-se de doença muito comum, e como pode ter diversas causas, cada uma tem particularidades e formas distintas de abordagem e tratamento.

Quais as causas?

Conforme relatado, as anemias são um grupo de doenças, podendo ter origens variadas. A forma mais comum de anemia na criança entre 6 meses e 2 anos de idade é a advinda da carência de ferro. Isso decorre de diversos motivos, tendo maior relevância o padrão alimentar da criança, com ingestão de alimentos pobres em ferro, associado a maior necessidade desse elemento para o ser em crescimento acelerado.

Outras causas de anemia são deficiência de vitaminas (ex: ácido fólico, vitamina B), alterações no esqueleto das hemácias, presença de substâncias no sangue capazes de destruir as hemácias, perda excessiva de sangue (ex: hemorragias), dentre outras tantas.

Como se faz o diagnóstico?

A detecção da anemia é feita pelo exame de sangue, o qual demonstra uma redução dos níveis de hemoglobina. Esse exame é solicitado pelo médico sempre que ele suspeita que a anemia possa ser a causa dos sintomas apresentados pelo paciente.

De uma forma geral, a redução da hemoglobina produz as seguintes manifestações no indivíduo: fraqueza, batedeira no peito, dor nas pernas, palidez, sonolência excessiva, dificuldade para realizar atividades que demandam maior esforço, falta de ar, dentre outros.

Cada tipo de anemia tem um exame específico para se confirmar seu diagnóstico. Assim, após perceber a redução na hemoglobina, o médico avança sua investigação solicitando outros exames, de acordo com os demais sintomas que o paciente apresenta, e com o restante de alterações demonstradas no exame de sangue.

Qual o tratamento?

O tratamento das anemias visa corrigir o valor da hemoglobina para o esperado para a idade do paciente. Cada tipo de anemia tem uma abordagem específica, com variações no tipo de tratamento.

A anemia por carência de ferro é tratada com a reposição desse elemento na forma medicamentosa (ex: sulfato ferroso) por um período de cerca de 6 meses, associado a medidas dietéticas. Essas últimas consistem basicamente em aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro, como carnes, vísceras e verduras.

Fonte:

Alvim RC, Paes CA, Oliveira MCLA, Viana MB. Anemias. In: Leão E, Corrêa EJ, Viana MB, Mota JAC. PEDIATRIA AMBULATORIAL, 4a edição. Coopmed Editora Médica, Belo Horizonte - MG, 2005: 690 – 701.