Folhetos de saúde

Aprendendo a conviver com a Doença de Crohn

© Equipe Editorial Bibliomed

Muitos pacientes não sabem o que fazer depois que se descobrem portadores da Doença de Crohn. Os sentimentos de desorientação, medo e muitas vezes desespero não são incomuns. Aqui, vamos dar algumas dicas que podem ajudar essas pessoas a conviver com essa nova realidade.

1) Nada que você fez ou comeu provocou a Doença de Crohn.

A Doença de Crohn NÃO é desencadeada por elementos do ambiente, como alimentos ou atividades. Hoje, acredita-se que a doença é multifatorial, dependendo de muitas causas em conjunto para se manifestar. Suas causas específicas, entretanto, não estão bem definidas. É importante saber disso para que você não se sinta culpado por algo pode ter feito ou deixado de fazer.

2) Você não pegou essa enfermidade de outras pessoas.

Tão importante quanto não se culpar, é não culpar os outros. A doença não é transmissível, e não pode ser adquirida com o convívio com portadores. Sua doença NÃO foi passada a você por outra pessoa, seja ela do seu convívio ou não.

3) Você certamente não está sozinho.

Existem mais de 1,4 milhões de pessoas, só nos Estados Unidos, com Doença de Crohn e doenças parecidas. Pelo menos 140.000 delas são menores de 18 anos. Conhecer pessoas com problemas parecidos com o seu pode ser reconfortante. Vocês poderão partilhar experiências e duvidas. Além disso, você estará fazendo novos amigos.

4) A Doença de Crohn é uma doença crônica.

Isso significa que não desaparece e que não vai necessariamente melhorar. Mas ainda sim você pode ter uma vida longa, compensadora e cheia de bons momentos. Mesmo sabendo que você estará doente diariamente.

5) A Doença de Crohn pode ir e vir.

Algumas vezes você se sentirá muito doente, mas algumas vezes você poderá nem lembrar que tem a doença, porque você estará muito bem. Isso não significa que você ficara doente todo o tempo, e nem que você irá se curar definitivamente de um dia para o outro. É próprio das doenças como a de Crohn a oscilação entre períodos de acalmia e recidiva.

6) A maior parte das pessoas que vivem com a Doença de Crohn se sente saudável com mais freqüência do que se sente doente.

Apesar de ter uma doença crônica e incurável até o momento, é importante saber que o controle satisfatório é conseguido com a maior parte dos pacientes. Como resultado, muitas pessoas não manifestam sintomas durante longos períodos.

7) Mesmo que você tenha a Doença do Crohn a vida toda, ela não precisa comandar sua vida.

Sua vida é sua, não da sua doença. Responsabilidade para seguir as orientações médicas deve estar associada a planos pessoais, profissionais e de realizações. Estabeleça metas que você pode alcançar e prossiga na sua estratégia. A doença é apenas mais um aspecto da sua vida e não deve assumir o controle de tudo.

 8) Os adolescentes com Doença de Crohn podem ser o que desejarem ser e fazerem tudo o que os outros podem fazer: ir à escola, namorar, ir à faculdade, escolher uma profissão, casar, ter filhos, viajar – o que você quiser!

Muitas pessoas famosas e bem sucedidas, reconhecidas pelos seus feitos na sociedade, são portadoras de Doença de Crohn. A doença não é um impedimento à priori para nenhum objetivo de vida.

 10) Você terá muitas perguntas sobre sua enfermidade, muitas agora e também no decorrer de sua vida. Não deixe nenhuma sem resposta.

Todas as dúvidas e ansiedades devem ser compartilhadas com seu médico. Juntos vocês poderão escolher a melhor estratégia de tratamento e chegar a soluções para problemas que vierem a surgir.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)