Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Urina (análise de rotina) (código AMB: 4.03.11.21-0)

Material a ser analisado: urina.

Tempo gasto para obter o material: 2 a 3 minutos.

Finalidade: descartar patologias em geral do sistema renal, afecções do trato urinário, acompanhamento da evolução do tratamento de afecções do trato urinário. O exame complementar compreende 3 etapas: uma análise física da urina, análise química quantitativa e qualitativa dos elementos anormais (pesquisa química) e sedimentoscopia (exame microscópico da urina).

Preparação prévia: Deve se coletar, preferencialmente, a primeira urina da manhã, em frasco limpo e estéril. É necessária uma higiene local adequada, prévia à coleta. A urina, para a realização do exame, não pode ultrapassar 4 horas da sua coleta.

Resultados:

Valores normais: Ausência de proteínas e glicose. Ausência de corpos cetônicos, escassas células epiteliais, densidade 1010 - 1025, urobilinogênio em pouca quantidade (traços).

Valores anormais: A presença de valores alterados indica que estudos mais aprofundados deverão ser realizados, e também devem ser relacionados com os resultados do exame clínico.

Tempo para obter os resultados: alguns minutos de trabalho no laboratório. Os resultados são obtidos por exame visual de tiras especiais de papel, análise química para proteínas, açúcar e cetonas, exame microscópico para visualizar células, cilindros e cristais.

Confiabilidade do exame: boa.

Fontes:

1 - Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

2 - A clinica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora, 1996

3 - Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001