Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

CEA – antígeno carcinoembrionário (código da AMB 4.07.12.13-3)

O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de antígeno carcinoembrionário (CEA), marcador tumoral mais utilizado para câncer colo-retal.

Para que serve: útil no auxílio do estadiamento, monitorização e avaliação da resposta ao tratamento em cânceres gastrointestinais, particularmente o câncer colo-retal. Seus níveis se encontram aumentados em 65% dos pacientes portadores de câncer colo-retal, no momento do diagnóstico. Pode elevar-se antes de serem vistas metástases em métodos de imagem. Não deve, entretanto, ser utilizado como método de triagem. Cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem gerar elevações transitórias dos níveis de CEA.

Valor de referência:

  • Homens adultos: - Não fumante: até 3,4 ng/mL

- Fumantes: até 6,2ng/mL

  • Mulheres adultas: - Não fumante: até 2,5ng/mL

- Fumantes: até 4,9ng/mL

Valores aumentados: este marcador pode se elevar em outras situações clínicas, a saber: indivíduos fumantes, inflamações, infecções, úlcera péptica, cirrose hepática, doença benigna da mama, câncer de mama, pulmão, útero, estômago, dentre outros. Estima-se que estes "falso-positivos" fiquem excluídos caso sejam exigidos valores superiores a 10 ng/mL (porém também podem ser obtidos "falso-negativos" em câncer localizado)

Instruções para realização do exame: informar medicamentos em uso e realização prévia do exame.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996.

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.