Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Biópsia renal, Biópsia renal percutânea (Código AMB: Biópsia renal cirúrgica unilateral 3.11.01.07-0)

Material a ser estudado: tecido renal obtido por punção ou aspiração de um rim.

Objetivo do exame: O exame se utiliza algumas vezes, para avaliar o estado de um rim transplantado. Também se utiliza para avaliar uma função renal diminuída sem causa aparente, quando há sangue persistente na urina ou quando existe excesso de proteínas na urina.

Confiabilidade do exame: Altamente confiável.

Tempo gasto para obter o material do paciente: Aproximadamente 1 a 2 horas, dependendo da facilidade ou não de localizar a massa renal, através dos métodos de diagnóstico por imagem.

Preparação do paciente: Geralmente são realizados hemogramas e coagulogramas prévios. O paciente será orientado a suspender, nos dez dias que antecedem o procedimento, o uso de corticoesteroides, AINE, e aspirina (principalmente devido ao risco de coagulação intra e/ou extravascular). O paciente deverá ser internado 1 dia antes do procedimento, por precaução.

Tempo necessário para obter resultados: entre 2 a 7 dias depois de realizada a Biópsia.

Técnica usada: O procedimento será realizado com o paciente em decúbito lateral ou ventral e com controle radiográfico, tomográfico ou ecográfico, para localizar o rim que deverá ser examinado. Após anestesia local da pele, é introduzida uma agulha comprida, e se efetua a Biópsia por aspiração, obtendo se assim um cilindro do diâmetro da agulha, que é cuidadosamente colocado em tubos especiais, para ser submetido posteriormente ao exame histológico no laboratório de patologia.

Método utilizado para obter resultados: Cortes histológicos com colorações apropriadas, permitem, através de exame microscópico, determinar a existência ou não de lesão glomerular ou tubular, do tecido renal extraído.

Valores normais: O tecido do rim mostra sua estrutura normal.

Resultados anormais: O exame pode mostrar uma lesão causada pela infecção. Também pode diagnosticar uma patologia que causa uma inflamação dentro do tecido conectivo, nas artérias glomerulares, na cápsula de Bowman, e em todos os outros componentes renais.

Precauções após a punção: O paciente deverá ficar em repouso por um período de no mínimo 12 horas, a fim de evitar e controlar algum sangramento, que possa aparecer no rim que foi puncionado. Durante esse tempo, o paciente é submetido a controles periódicos dos sinais vitais, temperatura, pressão arterial e freqüência cardíaca. O paciente deve evitar efetuar exercícios bruscos ou esforços, durante alguns dias após a punção.

Fontes:

- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.