Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Acido lático – lactato (código da AMB 4.03.01.10-9)

O que é o exame: coleta de sangue ou líquor para dosagem da concentração de ácido láctico. O ácido lático é o produto final do metabolismo anaeróbio e seus níveis estão relacionados à disponibilidade de oxigênio.

Para que serve: detecção de estados de choque, insuficiência renal e hepática, intoxicação por etanol, glicogenoses congênitas (como deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase e deficiência de frutose-1,6-difosfatase), alteração do metabolismo de ácidos graxos e aminoácidos. Níveis elevados de ácido láctico no líquor sugerem meningite de origem bacteriana, enquanto na meningite viral os níveis de ácido lático são geralmente normais.

Valor de referência:

  • Plasma: 5,7-22,0 mg/dL
  • Líquor: 10,8-18,9 mg/dL

Valores aumentados por  uso de medicamentos: pode haver elevação do ácido lático em pacientes que fazem uso de biguanidas (metformina), sorbitol, salicilatos, barbitúricos, acetaminofeno (paracetamol) e epinefrina.

Instruções para realização do exame: o paciente deve estar em repouso por pelo menos 30 minutos, caso tenha feito algum atividade física. Deve evitar movimentos de abrir e fechar a mão no momento da coleta de sangue.

Obs.: a determinação do ácido lático deve ser feita imediatamente após a punção (venosa ou lombar), pois com o tempo o ácido lático sofre glicólise e há uma elevação da acidose lática. O fluoreto de sódio impede esta decomposição.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini.

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996.

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.