Notícias de saúde

Falta de nutrientes na coluna pode causar dor nas costas

18 de agosto de 2011 (Bibliomed). De acordo com especialistas do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC), na Espanha, a deficiência em nutrientes na coluna pode ser responsável pelas dores que afligem muitas pessoas. Através da análise de modelos computadorizados dos discos que compõem a coluna humana, foi possível avaliar os efeitos nutricionais e mecânicos da pressão exercida sobre a parte inferior da coluna.

Os pesquisadores explicam que esse tipo de estudo não poderia ser realizado em seres humanos devido ao impacto negativo que poderia ter sobre a coluna. Dados anteriores mostram que 80% da população ativa vai se queixar de dores nas costas em algum momento da vida. A pesquisa do IBEC mostrou que as pressões excessivas nos discos influenciam negativamente a quantidade de glicose e ácido láctico presentes nos mesmos.

A glicose faz parte do processo de nutrição da célula, mas o excesso de ácido lático pode ser prejudicial uma vez que interrompe a nutrição e pode dar início ao processo degenerativo dessas. A interrupção do balanço nutricional nos discos pode resultar em doenças degenerativas.

"A falta de nutrientes está envolvida na aceleração do processo degenerativo e as características de um disco degenerado interrompem a nutrição, levando a um aumento do número de células mortas - o tecido dos discos vai se degenerar mais e mais”, explica Jerome Noailly, um dos autores da pesquisa. "Assim, para recuperar as funções do disco degenerado, devemos combater o problema da nutrição. Isso significa restaurar o volume de água e do disco. Um disco degenerado é como uma esponja murcha que precisa voltar a seu tamanho normal", finaliza.

Fonte: Diário da Saúde, 12 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários