Acupuntura pode ajudar a prevenir enxaquecas

Comment

Bem estar

Um novo estudo clínico apoia a acupuntura como uma opção para reduzir as dores de cabeça da enxaqueca, e os pesquisadores acreditam que os médicos devem informar aos pacientes que a prática pode ser um possível tratamento.

O novo estudo foi realizado na Huazhong University of Science and Technology, na China, e incluiu 147 pacientes com idade média de 37 anos e histórico de enxaqueca sem aura. Nenhum deles havia recebido acupuntura antes, e todos foram instruídos a não tomar analgésicos ou iniciar outros tratamentos durante o estudo.

Durante oito semanas, os participantes, divididos em três grupos, receberam: 20 sessões de acupuntura real ou manual em pontos de acupuntura manual; 20 sessões de acupuntura simulada não penetrante em pontos não acupunturais; ou cuidados usuais, incluindo conselhos sobre estilo de vida e autogestão.

Nas 12 semanas seguintes, os participantes do grupo que recebeu acupuntura manual tiveram 1,4 dias a menos de enxaqueca nas semanas 13 a 16 do estudo e cerca de dois dias a menos de enxaqueca nas semanas 17 a 20, em comparação com as pessoas do grupo de acupuntura simulada.

Em comparação com aqueles no grupo de atendimento habitual, sem nenhuma técnica de acupuntura, aqueles no grupo de acupuntura simulada ainda tiveram menos dias de enxaqueca (1,6 vs. 0,4) nas semanas 17 a 20 do estudo.

Embora tenha sido um estudo curto, os resultados mostraram que a acupuntura resultou em uma redução significativamente maior na frequência de dias e ataques de enxaqueca. Os pesquisadores ressaltam que estudos de longo prazo são necessários para determinar quanto tempo duram os efeitos preventivos da acupuntura em pacientes com enxaqueca.

Ainda assim, a equipe chinesa acredita que a acupuntura pode ​​ser recomendada como tratamento preventivo e os médicos devem fornecer aos pacientes informações sobre a acupuntura como uma opção ao discutir estratégias de tratamento.

Fonte: The BMJ. DOI: 10.1136/bmj.m1096.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *