Artigos de saúde

Otite

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- O que é
- Tipos
- Sintomas
- Diagnóstico e tratamento
- Prevenção

O que é

Otites são infecções ou inflamações que afetam os ouvidos interno, médio ou externo, causando incômodo e dor. É uma condição geralmente causada por infeções fúngicas, virais ou bacteriana que ocorre quando o tubo que conecta o ouvido médio ao nariz fica bloqueado, permitindo a proliferação de germes. O bloqueio pode ser ocasionado por vários fatores, incluindo alergias, gripes e resfriados, infecções das vias respiratórias superiores, entrada de água ou pequenos objetos no ouvido e até pelo uso incorreto de cotonetes.

Tipos

A otite é classificada conforme o ponto onde a inflamação ou infecção está localizada.

- Otite externa: é popularmente chamada de 'dor de ouvido', que afeta a orelha externa (do início da orelha até o tímpano). É geralmente causada por fungos ou bactérias, sendo mais comum no verão.

- Otite média: normalmente causada por vírus ou bactérias, ocorre quando a infecção afeta o ouvido mais profundamente, afetando do tímpano aos ossos, e a tuba auditiva (estrutura que faz a ligação entre o ouvido e o nariz).

- Otite interna: também conhecida como labirintite, e ocorre quando a região interna do ouvido responsável pelo equilíbrio e audição fica inflamada.

Sintomas

Os sintomas da otite incluem dor de ouvido, perda temporária da audição, coceira intensa no ouvido, secreção, febre, mal-estar, perda de apetite e tontura. Crianças pequenas podem apresentar irritação, choro excessivo, balançar a cabeça e mexer muito no ouvido.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da otite é feito através de exame físico, no qual o médico vai utilizar um instrumento chamado otoscópio para examinar o ouvido, procurando sinais de infecção. Em alguns casos, pode se solicitar exames complementares, uma audiometria, que avalia a audição, ou uma timpanometria, que verifica a mobilidade do tímpano.

O tratamento pode envolver medicamentos para alívio da dor, anti-inflamatórios e antibióticos em casos de infecções bacterianas. Quando há presença de líquido no ouvido, pode ser necessária uma pequena cirurgia para drenagem, e em casos de paciente com otite recorrente, pode ser necessário tratamentos específicos.

Prevenção

Para prevenir casos de otite, deve-se evitar inserir objetos no ouvido, mantê-los secos após o banho, prevenir gripes e resfriados e evitar fumar e ambientes com fumaça.

Copyright © Bibliomed