Artigos de saúde

Disfagia

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento
- Prevenção

Introdução

A disfagia é definida como uma dificuldade em deglutir ou uma sensação de comida "presa" na garganta ou no esôfago. As causas incluem a obstrução mecânica e os distúrbios na motilidade dos músculos da cavidade oral, da faringe ou esôfago.

Ela é mais comum em idosos e pacientes com doenças neurológicas ou que sofreram traumas na boca ou garganta. Estima-se que 80% dos pacientes com doença de Parkinson e 2/3 daqueles com Alzheimer desenvolvem essa condição.

Existem dois tipos de disfafia:

- Disfagia esofágia: sensação de alimento (líquido ou sólido) preso na garganta ou peito depois que se engole. As causas mais comuns incluem acalasia, espasmo esofágico difuso, tumores, esclerodermia, inflamação do esôfago devido à radioterapia.

- Disfagia orofaríngea: sufocamento ou tosse ao tentar engolir, ou sensação de que o alimento está descendo pela traqueia ou subindo para o nariz. As causas mais comuns incluem doenças neurológicas, cânceres e divertículo de Zenker.

Caso não seja tratada corretamente, a difagia por causar complicações como desnutrição, perda de peso, desidratação, engasgo e pneumonia por aspiração.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da disfagia são:

- Dificuldade para engolir, com ou sem dor;
- Tosse ou engasgo ao engolir,
- Azia frequente;
- Regurgitação;
- Rouquidão.

Diagnóstico

O diagnóstico da disfasia é feito por um médico, que pode solicitar a realizaçaõ de exames como endoscopia digestiva alta para detecção de lesões orgânicas com a possibildiade de biópsia para exame histopatológico. Ou exames como esofagografia, videoesofagografia, esofagomanometria ou Manometria de Alta Resolução (MAR) podem ser solicitadas.

Tratamento

O tratamento para a disfagia varia conforme a causa e o grau de evolução da doença, mas pode incluir desde exercícios para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação na consistencia, volume e temperatura dos alimentos, e, em alguns casos, cirurgia.

Prevenção

Mesmo pessoas que não têm disfagia podem apresentar dificuldade de engolir ocasionalmente. Nesses casos recomenda-se:

- Escolher alimentos mais macios e úmidos, evitando aqueles muito secos;
- Comer lentamente, mastigando bem os alimentos;
- Diminuir o tamanho das mordidas;
- Sentar-se ereto ao comer;
- Evitar deitar logo após a refeição.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.          31 de março de 2021.