Artigos de saúde
© Equipe Editorial Bibliomed
Neste Artigo:
- Qual o impacto
da depressão?
- No que consiste a depressão?
- Quais
as características da depressão?
- A depressão é uma
doença muito grave?
A depressão é um dos problemas psicológicos mais comumente encontrados na população geral, afetando quase todas as pessoas, seja como vivência própria ou acometendo algum familiar. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de pessoas, nos EUA, passa por algum período de depressão clinicamente significativa. O impacto disso, no sofrimento humano, não pode ser estimado. A depressão pode interferir com o funcionamento do indivíduo, no dia-a-dia, e frequentemente causa problemas relacionados ao emprego, às relações sociais e familiares. Além disso, a depressão causa dor não somente ao paciente, como também às pessoas próximas a ele. A depressão, quando mais grave, pode até destruir a vida familiar, além da vida do indivíduo acometido.
O impacto da depressão pode ser relacionado pelos itens abaixo:
A depressão é uma doença psiquiátrica, caracterizada por alteração da maneira como a pessoa pensa e sente, além de afetar o comportamento social da pessoa e o seu senso de bem-estar físico. Todas as pessoas experimentam momentos de tristeza, eventualmente. Porém, isso não é depressão. Às vezes, nos sentimos cansados no trabalho, ou mesmo desencorajados quando nos defrontamos com algum problema grave. Isso, também, não é depressão. Esses sentimentos comumente desaparecem em alguns dias/semanas, assim que nos ajustamos ao estresse. Porém, quando esses sentimentos perduram, aumentam em intensidade, e começam a interferir no trabalho, na vida estudantil ou nos relacionamentos sociais (incluindo o familiar), pode-se tratar da doença depressão.
A depressão pode ocorrer em qualquer pessoa, e uma vez diagnosticada pode ser tratada com sucesso. Infelizmente, nem sempre a depressão é identificada, porque muitos dos sintomas podem simular outras doenças, como distúrbios do sono e da alimentação. O primeiro passo para o tratamento é o diagnóstico correto.
Estima-se que quase dois terços das pessoas com depressão não são tratadas adequadamente, porque:
A depressão clínica é um problema bastante comum, e muitas pessoas acometidas nunca procuram tratamento, ou são diagnosticadas incorretamente. Isso é uma pena, já que aproximadamente 80% dos pacientes podem apresentar melhora significativa dos sintomas e da qualidade de vida com o tratamento adequado.
Quais as características da depressão?
A depressão é uma doença que afeta todo o organismo, incluindo a mente e os pensamentos. Ela afeta a forma como a pessoa come, dorme, o que ela pensa e sente sobre si mesma e sobre as outras coisas. A depressão não é o mesmo que melancolia, nem um sinal de fraqueza pessoal. A pessoa com depressão não consegue, simplesmente, melhorar o humor, convivendo com as outras pessoas. Não adianta dizer a ela para ficar alegre, para olhar o lado bom da vida. Isso não dá resultado. Sem o tratamento correto, os sintomas podem durar por semanas, meses, anos.
Os sintomas de depressão variam entre os indivíduos, dependendo também da gravidade do quadro.
Agora, imagine esses sintomas durando semanas a meses; imagine ter esses sentimentos/sensações quase o tempo todo. A depressão ocorre quando esses sintomas estão presentes por várias semanas. É claro que, se você notar algum desses sintomas, deve procurar um médico para que ele avalie se você realmente tem depressão.
A depressão é uma doença muito grave?
O transtorno depressivo maior é uma doença tão grave quanto a hipertensão arterial ("pressão alta") e o diabetes mellitus. Em 1990, foi publicado um estudo realizado no mundo inteiro, no qual foi observado que a principal causa de incapacidade para as atividades do dia-a-dia era a depressão. Esses achados sugerem que os transtornos depressivos estão associados a baixo desempenho físico e social. Além disso, a depressão aumenta o risco de mortalidade, devido ao suicídio, aos acidentes e piora de outras doenças associadas.
Copyright © 2008 Bibliomed, Inc. 29 de janeiro de 2008
Veja também