Artigos de saúde

Prevenção das Infecções

Os métodos de saúde pública têm efeito importantíssimo na prevenção da propagação das doenças infecciosas. A eliminação apropriada dos esgotos e disponibilidade de água potável tem suprimido em grande parte as epidemias tais como a febre tifóide e o cólera. As imunizações e vacinas constituem um outro aspecto da medicina moderna que tem eliminado ou reduzido notavelmente a freqüência das doenças infecciosas tais como a varíola e a poliomielite.

Os cuidados domésticos podem limitar a propagação das doenças gastrointestinais. Lamentavelmente, não é eficiente para controlar a propagação do resfriado, da tosse e da faringite em uma unidade familiar.

Como as doenças infecciosas se propagam

- As secreções do nariz, boca e olhos são as causas mais comuns das infecções respiratórias. Estas secreções geralmente são propagadas pelas mãos contaminadas e, às vezes, por meio dos beijos. As crianças pequenas contribuem particularmente na propagação destas infecções devido a sua tendência de tocar e levar à boca tudo o que vêem.
- A propagação por meio de gotículas produzidas pela tosse ou espirros é uma maneira menos comum de transmissão de infecções respiratórias. Estas gotículas podem alcançar até 2 metros.
- A contaminação fecal das mãos e outros objetos é a causa mais comum da propagação da diarréia, assim como da hepatite infecciosa. Diferentemente da urina, que é estéril, as fezes são compostas de até 50% de bactérias.
- A exsudação das lesões cutâneas, como no caso da varicela e do fogo selvagem pode ser contagioso. Contudo, muitas das erupções cutâneas avermelhadas e sem exsudação não são contagiosas pelo contato com a pele.
- Em épocas anteriores, a contaminação dos alimentos e da água era causa de muitas epidemias. Hoje em dia, alguns alimentos contêm bactérias causadoras de diarréia. (Por exemplo, mais de 50% do peru ou do frango crus contêm microorganismos do gênero Campylobacter ou Salmonelas. Em contrapartida, somente 1% dos ovos crus estão contaminados com salmonela).
- Os utensílios contaminados, tais como talheres e pratos, podem causar infecções respiratórias e intestinais.
- Os objetos contaminados tais como pentes, escovas, chapéus ou gorros podem produzir a propagação de piolhos ou do impetigo.

Como prevenir ou diminuir a propagação das doenças infecciosas

As seguintes medidas preventivas podem ajudar a diminuir a propagação das doenças em casa.

1. Exija que as mãos sejam lavadas constantemente

O costume de lavar as mãos é mais eficaz para prevenir a propagação das infecções gastrointestinais que todos os outros procedimentos juntos. Enxagüar as mãos vigorosamente com água é tão eficaz quanto lavar as mãos com água e sabão. Isto é especialmente importante depois de usar o banheiro, trocar fraldas ou ter contato com água de aquário. Mantenha um local apropriado para que as pessoas lavem as mãos depois de trocar fraldas. As crianças pequenas devem ser supervisionadas quando usarem vasos sanitários ou lavabos. Alguns estudos recentes tem descoberto que lavar as mãos também é muito importante para prevenir a propagação das doenças respiratórias. Lave as mãos após assoar ou tocar o nariz.

2. Impeça que seu filho adquira o hábito de levar a mão a boca ou ao nariz demasiadamente

Este conselho também é útil para prevenir a propagação das infecções respiratórias. Da mesma maneira, tocar os olhos depois de tocar o nariz é uma causa comum de infecções oculares.

3. Não fume perto de seus filhos

A inalação passiva da fumaça de cigarro aumenta a freqüência e a seriedade dos resfriados, tosse, infecções de ouvido, infecções dos seio nasais, crupe e asma.

4. Recomende seu filho a não beijar animais domésticos

Os animais domésticos (especialmente os cachorros) podem transmitir a diarréia sanguinolenta, lombrigas e outras coisas. Os animais domésticos devem ser acariciados e não beijados.

5. Cozinhe bem todas as carnes e aves.

As aves mal cozidas são uma causa comum de diarréia. Se a ave estiver congelada, descongele-a na geladeira e não na temperatura ambiente, para evitar a multiplicação das bactérias. Depois da preparação, lave cuidadosamente as mãos e qualquer objeto que tenha estado em contato com a carne crua (colheres, facas, tábuas, etc.) antes de usá-los em outros alimentos. Nunca sirva frango quando ele ainda estiver rosado por dentro (o que é muito comum em churrascos). Não coloque a carne já cozida no mesmo prato em que ela esteve quando crua.

6. Use uma tábua de plástico.

Os germes não são eliminados completamente das tábuas de madeira.

7. Evite comer ovos crus ou que não estejam bem cozidos.

Se você prepara o seu próprio lanche, use ovos pasteurizados.

8. Prefira os cuidados domésticos.

Os serviços de babás oferecidos nas próprias casas das crianças, têm uma freqüência mais baixa de doenças infecciosas. Os bebês têm maior probabilidade de complicações como resfriados. Se seu filho for menor de 12 meses, trate de conseguir um serviço de babá à domicílio.

9. Limpe os locais contaminados com desinfetantes.

Estes produtos matam quase todas as bactérias, inclusive os estafilococos. A desinfecção do local onde se realizam as trocas de fraldas, as roupas, os brinquedos, os talheres e pratos reduz bastante as doenças intestinais em casa e nas creches.

10. Entre em contato com o médico se seu filho esteve exposto a meningite ou hepatite.

Os antibióticos podem prevenir alguns tipo de meningite em crianças menores de 4 anos que expostas ao risco de infecção. Uma injeção de gamaglobulina ajuda a prevenir a hepatite em crianças que estiveram em contato direto (por mais de 4 horas) com alguma pessoa que tenha a doença.

11. Mantenha o programa de vacinação de seu filho atualizado.

12. Não isole seu filho.

O isolamento é cogitado em última instância, porque sua utilidade em uma unidade familiar é discutível. Quando uma criança manifesta sintomas, já compartilhou germes com a família. Além do mais, o isolamento em casa é praticamente impossível.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.
Copyright 1999 Clinical Reference Systems