Artigos de saúde

Ataque Cardíaco

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- O que é um ataque cardíaco?
- Quais são os sintomas?
- Como é diagnosticado?
- Como proceder o tratamento?
- Que cuidados devem ser tomados?
- Como prevenir um ataque cardíaco?

O que é um ataque cardíaco?

Um ataque cardíaco acontece quando parte do coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente. Assim como outros múscuslos do corpo, o coração precisa de oxigênio e este chega a ele através do sangue dos vasos sangüíneos (também conhecidos como artérias coronárias).

O risco de um ataque cardíaco é compartilhado entre homens e mulheres e tende a se elevar com o avançar da idade. As situações mais comuns para a ocorrência do problema são:

- Coágulo sangüíneo: pode ser formar em uma dessas artérias e pode bloquear o fluxo de sangue para o músculo. Dependendo do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração pode ser prejudicada ou deixar de funcionar corretamente, levando, inclusive, ao óbito;

- Exercícios físicos intensos: a realização desse tipo de exercício também pode levar o coração, subitamente, a necessitar de mais oxigênio;

- Placas (fragmentos de colesterol): elas podem crescer no interior das artérias diminuindo seu diâmetro. Além das placas, coágulos sangüíneos podem se formar na artéria estreitada e bloqueá-la.

Quais são os sintomas mais comuns?

- Dor no meio do peito.
- Dor no ombro, braço, barriga ou mandíbula.
- Falta de ar.
- Suor intenso.
- Náuseas.
- Fraqueza ou tonteira.
- Palidez.

Ataques cardíacos são possíveis durante descanso ou exercícios, portanto é importante que mantenha sua saúde em dia e visite regularmente um médico para acompanhamento dos riscos.

Como é diagnosticado?

O médico o examinará e perguntará sobre seu histórico de saúde. Pode ser necessária a realização de alguns exames para que se verifique a saúde de seu coração e um mapeamento dos riscos.

Como proceder o tratamento?

Em casos alto risco ou urgência, você permanecerá no hospital de 2 a 7 dias. Caso tenha dificuldade de respirar, receberá oxigênio.

Em alguns casos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para abrir desobstruir a artéria bloqueda, isso será feito através d a criação de um caminho alternativo (bypass) para que o fluxo de oxigênio seja normalizado. Em outros casos, o uso de medicação pode ser eficiente para dissolver o coágulo.

Normalizado o fluxo, o médico criará um programa de cuidados sob medida para seu acompanhamento. Em casa, poderá ser necessário o uso de um pequeno monitor cardíaco nos primeiros dias para acompanhameto dos batimentos cardíacos.

Que cuidados devem ser tomados?

- Siga o plano de tratamento feito por seu médico.
- Coma alimentos saudáveis, pobres em gordura e sal.
- Mantenha-se no seu peso ideal, se necessário, invista em dieta e exercícios (com orientação médica) para alcançá-lo.
- Inicie a realização de exercícios quando seu médico liberar para tal atividade e aumente a intensidade dos mesmos de acordo com as recomendações.
- Não fume.
- Tenha sempre disponível a sua medicação. A criação de uma lista com os nomes, as dosagens, e os horários que deve tomar é útil.
- Tente manter seu colesterol normal.

Consiga informações específicas de seu médico sobre as providências a serem tomadas ao sentir dor no peito, incluindo:

- Quais medicações deve tomar.
- Quando chamar o médico.
- Quando chamar um serviço de emergência.

A rapidez no tempo de atendimento ao paciente é crucial na ocorrência de ataques cardíacos. .

Como prevenir um ataque cardíaco?

Existem muitas maneiras de você proteger seu coração e diminuir os riscos:

- Não fume.
- Se tem diabetes, tente mantê-lo sob controle.
- Alimente-se bem.
- Controle a sua pressão sangüinea.
- Coma alimentos pobres em gordura e sal.
- Pratique exercícios regularmente.

Copyright © Bibliomed, Inc. 2021