Artigos de saúde

Exames para diagnóstico do HIV

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Por que fazer o teste?
- Quando fazer o teste?
- Quais são os testes disponíveis?

Introdução

No mundo, milhões de pessoas vivem com o vírus HIV, que causa a AIDS. Desde seu início, nos anos 80, mais de 70 milhões de pessoas foram infectadas e boa parte delas morreram. Estudos apontam para a diminuição da incidência global de HIV entre adolescentes entre 1990 e 2019. O estudo mostrou que a incidência de HIV entre adolescentes e adultos jovens diminuiu de 34,5 por 100.000 habitantes em 1990 para 22,7 por 100.000 habitantes em 2019; anos específicos em que a incidência de HIV diminuiu significativamente foram 1998, 2005 e 2014.

Por que fazer o teste?

O diagnóstico rápido do HIV é extremamente importante para o soropositivo. A identificação precoce do problema e a busca imediata pelo tratamento são atitudes que aumentam a qualidade de vida da pessoa e fazem com que ela tenha mais chances de viver normalmente.

Quando fazer o teste?

Após ter vivenciado uma situação de risco, a pessoa deve esperar alguns dias para realizar o teste. Entre o momento da contaminação e a possibilidade de detecção da infecção existe um período chamado de janela imunológica – deve-se esperar pelo menos 30 dias para que o teste obtenha um resultado confiável.

Entende-se por situação de risco comportamentos que colocam o indivíduo em ocasiões em que ele pode entrar em contato com o vírus - a relação sexual entre pessoas do mesmo sexo ou sexo diferente, compartilhamento de seringas e reutilização de objetos cortantes. Existe, também, o risco ocupacional, que engloba aqueles profissionais, especialmente da área da saúde, que possam ter contato com o sangue ou fluidos contaminados com o vírus.

Pessoas que passaram por situação de risco podem buscar um Centro de Testagem e Aconselhamento e realizar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids (Zidovudina + Lamivudina). O processo dura 28 dias consecutivos e deve ser iniciado em, no máximo, 72 horas após a exposição ao vírus.

Quais são os testes disponíveis?

No Brasil, pode-se fazer exames laboratoriais ou testes rápidos. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza os testes gratuitamente na rede pública e em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). O diagnóstico acontece através da coleta de sangue e pode ser feito de forma anônima. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), é possivel realizar gratuitamente os testes rápidos para detecção da infecção e, sendo esse resultado positivo ou ainda restando alguma dúvida, pode ser indicada a realização do exame laboratorial.

Exames laboratoriais

O teste anti-HIV parece ser um bom marcador de infecção ativa ou latente. O imunoensaio enzimático (ELISA) é o teste de triagem diagnóstico padrão para o HIV, sendo o mais realizado para diagnosticar a doença. Nele, profissionais de laboratório buscam por anticorpos contra o HIV no sangue do paciente.

Quando é detectado algum anticorpo anti-HIV no sangue, é necessária a realização de outro teste adicional, o teste confirmatório. Nele, os profissionais do laboratório procuram fragmentos do HIV, vírus causador da Aids.

São usados como testes confirmatórios, o Western Blot, o Teste de Imunofluorescência indireta para o HIV-1 e o imunoblot. Isso porque, algumas vezes, os exames podem dar resultados falso-positivos em consequência de algumas doenças, como artrite reumatoide, doença autoimune e alguns tipos de câncer.

Os testes rápidos

O teste rápido recebe esse nome porque possibilita o diagnóstico em apenas 30 minutos, encontrando anticorpos anti-HIV no sangue do paciente no momento da consulta. Isso permite que o médico faça o aconselhamento antes e depois do teste ser feito, melhorando a forma como a pessoa recebe a notícia e proporcionando o acesso imediato a informações sobre o tratamento. Ele é feito através de uma gota de sangue que é aplicada em um fluido reagente. Se a amostra reagir, o resultado é positivo. Se não reagir, é negativo.

Autoteste é aquele onde a própria pessoa coleta uma amostra (fluido oral ou sangue) e reaiza o teste sozinho. Disponível para venda nas farmácias, o autoteste apresenta como resultados "reagente" e "não reagente", indicando, respectivamente, positivo ou negativo. Caso o teste dê regante, é importante que a pessoa busque o servuço de saúde para realizar testes mais específicos que dará um diagnóstico definitivo.

Copyright © Bibliomed, Inc.