Artigos de saúde

Suplementos alimentares aumentam a massa muscular em pacientes HIV positivos

NEW YORK - A perda gradual de peso e o aumento da destruição das proteínas, levando a um desgaste muscular, são pontos principais da AIDS. Agora, os pesquisadores dizem que uma combinação de aconselhamento alimentar e de suplementos nutricionais pode reduzir a destruição protéica e aumentar a massa muscular em pacientes infectados pelo HIV.

Na realidade, o uso de suplementos alimentares e "pode favorecer os efeitos benéficos para a saúde e o dos medicamentos anti- retrovírus", informa o doutor Ulrich Keller e seus colaboradores do hospital universitário Basel, na Suíça. Os achados foram publicados no número de janeiro do European Journal of Clinical Investigation.

Em seu trabalho, o grupo de pesquisadores suíços avaliou 15 pacientes infectados pelo HIV e que se encontravam em condição clínica estável. Os pacientes receberam os suplemento nutricionais para ingerirem por via oral além de aconselhamento alimentar. Um segundo grupo de controle não recebeu nem os suplementos nem o aconselhamento alimentar.

Os suplementos foram "fortificados" com proteínas , carboidratos, gorduras, eletrólitos, e vitaminas e minerais. O aconselhamento dietético foi montado para satisfazer as necessidades e sintomas de cada paciente individualmente, e informações acerca de nutrição balanceada e de como mudar a dieta para combater problemas tais como a diarréia, náusea, e a perda de peso.

Os investigadores que observaram uma diminuição significativa na destruição das proteínas e o que indicavam a diminuição muscular, o entre os pacientes que receberam os os suplementos e o aconselhamento alimentar, enquanto que o os pacientes não tratados não mostraram nenhuma alteração. Pacientes que receberam os suplementos também apresentaram um aumento na massa corpórea, acompanhado por uma diminuição na quantidade total de gorduras corporal, informam os autores. Entretanto, a terapêutica não afetou a os marcadores imunes relacionados ao HIV, tais como as contagens de células imunes tais como CD4, e nem com os pacientes que receberam os suplementos relataram uma melhor qualidade de vida.

De acordo com Keller e seus colegas, os achados sugerem que a suplementação nutricional mais o aconselhamento alimentar pode ajudar a prevenir a destruição muscular em pacientes infectados pelo HIV. Os autores concluem que pode ser benéfico para os pacientes com AIDS acrescentar este tipo de terapêutica à medicação antiviral específica.

Fonte: European Journal of Clinical Investigation 2000;30:87-94.
Publicado em Bibliomed Saúde em 09/02/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.