Saúde e Nutrição

Mastigar bem os alimentos é fundamental para emagrecer

xxx

A mastigação é o primeiro passo do processo de digestão. É através dela que trituramos os alimentos, promovendo o que chamamos de degradação mecânica. Ainda na boca, a saliva ajuda a amolecer o os alimentos, deixando-os com uma consistência pastosa, o que facilita engolir. Na saliva também estão presentes enzimas que auxiliam na quebra de carboidratos e gorduras, facilitando a absorção dos alimentos.

Ao mastigar enviamos ao sistema digestório "mensagens" indicando que o alimento está a caminho. Com isso, aumenta-se a produção de ácido gástrico no estômago, o que auxilia no processo de digestão. A mastigação adequada ajuda a prevenir sintomas desconfortáveis no processo de digestão, como azia, gases, dores abdominais, refluxo e distensão abdominal.

Outro que é “avisado” pela mastigação é o cérebro, que ao perceber o movimento dos músculos e da língua entende que o processo de alimentação se iniciou, e aumenta a produção de leptina, o hormônio responsável pela saciedade.

À medida que vamos consumindo os alimentos, a fome vai gradualmente diminuindo, até estarmos saciados. Esse processo acontece entre 20 e 30 minutos depois de se iniciar a refeição. Por isso, quanto mais tempo se passa mastigando entre uma garfada e outra, mais rápido o cérebro vai entender que você está satisfeito, e você acaba comendo menos.

Tente mastigar no mínimo 20 vezes cada porção, se atentando sempre à quantidade de alimento que está colocando na boca. É importante consumir porções menores, e preferencialmente sem ingerir líquidos durante a refeição.

Separar um tempo de qualidade para fazer as refeições, comer de forma consciente, ou seja, prestando atenção ao que se ingere. Mastigar bem, sentindo o sabor e a textura de cada alimento. Descansar os talheres entre uma garfada e outra.

Isolda Vasconcelos, nutricionista*.

Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.

*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

 
Fa�a o seu coment�rio
Comentrios