Notícias de saúde

Crianças são mais aptas a superar alergia a ovo

20 de novembro de 2012 (Bibliomed). Estudo apresentado no American College of Allergy, Asthma and Immunology annual scientific meeting, que ocorreu de 08 a 13 de novembro na Califórnia, Estados Unidos, mostrou que evitar doces pode não ser necessário para crianças com alergia a ovo.

O especialista Dr. Rushani Saltazman, da University of Pennsylvania, nos Estados Unidos, explica que mais da metade das crianças alérgicas a ovo podem tolerar ovos de galinha quando cozidos a mais de 175 graus Celsius. É o que ocorre, por exemplo, em alimentos como pão, bolos e biscoitos.

O especialista alega, ainda, que a introdução do ovo na dieta da criança alérgica, desde que orientada por um alergista, pode acelerar o desenvolvimento da tolerância a esse alimento. A dose tolerada pelas crianças foi equivalente a dois quintos do ovo de galinha cozido a 175 graus Celsius por, no mínimo, 30 minutos.

Outro estudo, realizado na Northwestern University Feinberg School of Medicine, mostrou que entre os oito alérgenos alimentares mais comuns, o ovo é o mais frequente entre as crianças. O Dr. Ruchi Gupta, autor do estudo, diz que 55% das crianças superam a alergia até os sete anos de idade.

O presidente do American College of Allergy, Asthma and Immunology, Dr. Richard Weber, explica que quanto mais graves são as reações alérgicas - que podem incluir inchaço rápido do tecido e pele, dificuldade de respirar e asfixia -, menores são as chances de a criança se curar.

"Embora esses estudos mostrem muitos resultados positivos para as crianças com alergia a ovo, os pais devem ter cautela", diz Weber. "A introdução do alérgeno na dieta não pode ser feita sem acompanhamento especializado, pois nem todas as crianças podem reagir positivamente a esse tratamento", finaliza.

Fonte: American College of Allergy, Asthma and Immunology annual scientific meeting, 08 a 13 de novembro, Califórnia, Estados Unidos

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários