Notícias de saúde

Homens com sofrimento mental são vítimas de violência

09 de novembro de 2012 (Bibliomed). Homens com sofrimento mental são vítimas frequentes de violência psicológica, física e sexual. Essa constatação é de um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Realizado pelo psicólogo Fernando Pessoa de Albuquerque, o estudo coletou dados a partir de registros de entrevistas e prontuários médicos de 477 homens com idades entre 18 e 60 anos que frequentavam dois centros de saúde das regiões central e oeste da cidade de São Paulo.

O pesquisador registrou em formulários as queixas dos homens, assim como a frequência com que iam ao médico. Os formulários permitiram ao psicólogo inferir que sofrer violência tem relação com 30% dos casos de sofrimento mental, o que contribui para prejudicar a saúde desses homens.

O estudo constatou, também, que metade dos homens com sofrimento mental foram vítimas de violência na infância e/ou adolescência. De posse desses dados, Albuquerque pode supor que situações de ansiedade e angústia, causadas por atos violentos sofridos durante a formação da identidade dificultam, na vida adulta, uma saúde mental mais constante e integrada.

O psicólogo explica que a violência tem efeito cumulativo, o que faz com que a pessoa que a experimenta tenha maior probabilidade de desenvolver transtornos mentais comuns. Sofrimento mental consiste em incômodos relacionados às questões psíquicas, sendo uma aproximação do diagnóstico de transtorno mental comum (TMC), ainda que não seja caracterizado como uma doença mental.

Fonte: Agência USP, 07 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários