Notícias de saúde

Sobreviventes de câncer podem apresentar problemas de saúde física e mental

01 de novembro de 2012 (Bibliomed). Pessoas que vencem o câncer têm ainda outros desafios. De acordo com pesquisadores norte-americanos, mais de um terço dos 12,6 milhões de sobreviventes de cânceres nos Estados Unidos apresentam problemas físicos ou mentais que colocam sua saúde geral em risco.

O estudo, realizado na Wake Forest Baptist, instituição de ensino na Carolina do Norte, mostrou que 25% dos pacientes que sobreviveram a tumores relataram problemas de saúde física, e 10% afirmam ter má saúde mental, contra 10% dos adultos saudáveis que afirmam não ter boa saúde física e 6% que não consideram sua saúde mental perfeita.

A pesquisa baseou-se em dados de um levantamento nacional de saúde, realizado em 2010, que inclui informações específicas sobre sobreviventes de cânceres. Os dados foram recolhidos pelos Centers of Disease and Prevention e pelo National Cancer Institute. Os cientistas identificaram 1.822 sobreviventes de câncer e os compararam com 24.804 adultos sem histórico da doença.

Contudo, o levantamento não levou em consideração a qualidade de vida dos pacientes. O autor do estudo, Kathryn Weaver, diz que até agora os pesquisadores não têm em mãos dados claros sobre a qualidade de vida dos sobreviventes do câncer, mas que essas informações são importantes para determinar os riscos de a pessoa desenvolver problemas de saúde física e mental a longo prazo.

O estudo foi publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Fonte: UPI, 31 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários