Notícias de saúde

Apoio Social às Mães Pode Afetar Peso de Recém-Nascidos

Por Todd Zwillich

NOVA YORK (Reuters Health) - A intensidade do apoio social que as mulheres recebem durante a gravidez pode afetar o peso dos bebês ao nascer, indica um estudo publicado esta semana.

Os pesquisadores perguntaram a 250 mulheres grávidas sobre o apoio que receberam dos pais dos seus filhos e de suas famílias. Depois, a equipe acompanhou as mulheres durante a gravidez e associou a quantidade de apoio que cada mulher relatou com o peso dos recém-nascidos.

Os pesquisadores verificaram que baixos níveis de apoio estiveram associados ao baixo peso dos bebês ao nascer. O efeito se mantinha mesmo depois que os pesquisadores levaram em conta fatores como nascimentos prematuros, fumo, níveis de renda e educação, segundo trabalho publicado esta semana no jornal Psychosomatic Medicine.

"O apoio social desempenha um papel independente", disse em entrevista à Reuters Health, a chefe da equipe de pesquisa Pamela J. Feldman.

Ainda assim, esse papel independente foi pequeno. Análises estatísticas mostraram que o apoio social contribuiu diretamente para apenas 2 por cento das alterações de peso em recém-nascidos.

O efeito verificado pelos pesquisadores não foi suficiente para prever se os bebês nasceriam com menos de 2.500 g, definição clínica para baixo peso, segundo Feldman e seus colegas do University College London na Grã-Bretanha.

Além disso, apenas 14 das 250 mulheres tiveram bebês com baixo peso, limitando seriamente o alcance do estudo.

Parte do efeito verificado pode ter origem nos efeitos antiestresse dos contatos sociais. Os pesquisadores sabem que hormônios, cuja síntese é aumentada pelo estresse, podem afetar o desenvolvimento fetal e o peso do recém-nascido.

Mas é provável que o apoio social seja mais eficaz à medida que estimula as mulheres a se alimentar melhor, procurar informações sobre saúde e obter bons cuidados pré-natais, diz a equipe de Feldman.

Os pesquisadores também não têm certeza sobre a quantidade e o tipo de apoio necessário para influenciar o peso dos recém-nascidos.

Não se sabe também se a o apoio de assistentes sociais, parteiras ou clínicos é suficiente para ajudar as mulheres que não têm respaldo de amigos ou da família nem quanto apoio é preciso para que elas superem outros fatores capazes de afetar negativamente a saúde fetal.

"Simplesmente oferecer apoio não basta, pois isso não garante o nascimento de um bebê com peso normal", disse Feldman.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários