Publicidade

Notícias de saúde

Embalagens de cigarros podem influenciar o desejo de fumar em mulheres

20 de setembro de 2012 (Bibliomed). O tabaco é responsável por 5,4 milhões de mortes a cada ano em todo o mundo, sendo uma das principais causas de morte evitável.

No Brasil, medidas de proibitivas na publicidade do cigarro nos meios de comunicação de massa começaram a ganhar força em 2000 e ainda hoje esquentam o debate sobre a melhor maneira de influenciar a percepção dos consumidores sobre os riscos que o hábito pode trazer para a saúde.

Um estudo recente realizado por pesquisadores do Canadá, Brasil e Estados Unidos revelou que a embalagem de cigarros pode influenciar diretamente no desejo de fumar das mulheres.

Um teste foi aplicado a 640 mulheres brasileiras de 16 a 26 anos que foram convidadas a avaliar maços “genéricos” e maços com logos e marcas. Os resultados mostram que para elas, embalagens com estilo mais sofisticado (com logos e marcas) aparentavam ser mais atraentes e os cigarros provenientes delas mais saborosos e suaves. Além de se mostrarem três vezes mais propensas a escolher os produtos com logos e marcas, elas associaram um maior número de atributos positivos a esse tipo de embalagem.

Esses resultados mostram que reduzir o apelo estético das embalagens pode ser importante para diminuir a percepção positiva que o cigarro tem entre os jovens.

Fonte: BMC Public Health, 4 de setembro de  2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: