Publicidade

Notícias de saúde

Partos normais trazem mais benefícios para bebês do que cesarianas

body>

10 de agosto de 2012 (Bibliomed).  Partos normais podem trazer benefícios para o cérebro que partos feitos através de cesarianas não proporcionam a bebês.

De acordo com um estudo feito em ratos, filhotes que nascem de partos vaginais produzem uma proteína cerebral conhecida como UCP2, que é importante para o desenvolvimento do hipocampo – uma região cerebral crucial para o processamento da memória. Já filhotes que nascem por cesariana produzem quantidades menores da proteína.

O estudo mostrou também que em ratos que foram geneticamente planejados para não produzirem UCP2 seus hipocampos tinham quantidades e tamanhos reduzidos de células nervosas. Após esses animais crescerem eles passaram por testes em um labirinto desenvolvido para analisar sua memória. Os resultados mostraram que ratos que não produziam a proteína não tiveram bons desempenhos.

O estudo, desenvolvido na Universidade Yale, mostra como a UCP2 é importante para o desenvolvimento do cérebro e do comportamento e aponta benefícios do parto vaginal. “A prevalência crescente de cesarianas, levada pela conveniência mais do que por necessidade médica, pode ter efeitos duradouros não conhecidos no desenvolvimento do cérebro e no funcionamento de humanos também”, explica o pesquisador Tamas Horvath.

Uma das hipóteses para a diferença de produção da proteína pelos bebês vivenciando diferentes tipos de parto é o estresse, já que essa substância é desencadeada por situações desgastantes, como a dificuldade física de passar pelo canal vaginal.

O próximo passo do estudo é analisar essa questão em testes com humanos.

A pesquisa foi publicada no periódico PLoS ONE.

Fonte: Live Science, 8 de agosto de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: