Notícias de saúde

Declínio do sistema imunológico com o envelhecimento pode ter uma causa genética

12 de julho de 2012 (Bibliomed).  Com o passar dos anos nosso sistema imunológico vai declinando, tornando-nos mais suscetíveis a infecções e doenças. Agora, pesquisa publicada na edição de julho da revista Genetics busca analisar como os fatores genéticos influenciam nesse processo.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, identificou genes responsáveis por esse declínio, examinando moscas de fruta - um organismo modelo frequentemente usado para estudar a biologia humana em um sistema experimentalmente tratável - em diferentes estágios de suas vidas.

Os pesquisadores descobriram que um conjunto completamente diferente de genes é responsável por afastar as infecções na idade média e na juventude. Muitos genes identificados também estão presentes nos seres humanos, o que indica que o estudo pode ajudar na compreensão das interações genéticas que estão por trás dos motivos de as pessoas mais velhas terem mais dificuldade em lidar com infecções do que as mais jovens.

Os cientistas acreditam ter identificado os genes que contribuem para a deterioração da resposta imune às infecções relacionada com a idade. Com isso, os pesquisadores esperam conseguir desenvolver novos tratamentos para manter a função imune durante o processo de envelhecimento.

A pesquisa envolveu moscas de frutas de diferentes genótipos que foram derivadas de uma população natural. Moscas de cada genótipo foram infectadas com bactérias em duas idades diferentes – quando jovens, em uma idade equivalente aos adolescentes humanos, e quando mais velhas, o equivalente à meia idade humana.

Os pesquisadores mediram a capacidade dos insetos em superarem a infecção bacteriana em cada idade, enquanto, simultaneamente, avaliaram a forma como a expressão de genes respondeu a infecção. Genes cuja variação na expressão foi associada com a capacidade para limpar a infecção foram identificados para cada uma das diferentes idades no momento da infecção. Surpreendentemente, os genes eram diferentes - não houve sobreposição nos conjuntos de genes associados com a capacidade para limpar a infecção através de idades.

Os pesquisadores dizem que a noção de que os genes responsáveis ​​pela função imune são quase inteiramente diferentes na meia-idade do que no início da idade adulta é estimulante para novas pesquisas. Os cientistas lembram que a expectativa de vida está aumentando, o que torna necessário descobrir novos meios de manter as pessoas saudáveis e fortes.

Fonte: EurekAlert!, 11 de julho de 2012.

Iogurte ajuda a fortalecer o sistema imunológico? Descubra em Boa Saúde

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários