Notícias de saúde

Camundongos que comem iogurte são mais magros e férteis

10 de maio de 2012 (Bibliomed). Pesquisadores americanos fizeram uma descoberta inesperada ao estudar os efeitos que o consumo de iogurte pode ter na prevenção do ganho de peso.

A equipe selecionou 80 camundongos (40 machos e 40 fêmeas) dando dietas específicas a eles. Parte dos animais recebeu alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras (altamente calóricos e com poucos nutrientes), e o restante recebeu alimentos padrões para sua espécie. Metade dos espécimes de cada grupo de dieta teve sua alimentação complementada com iogurte com sabor de baunilha.

O objetivo da pesquisa era avaliar como uma dieta probiótica poderia afetar as taxas de obesidade e as complicações que a acompanham. Um estudo desenvolvido em Harvard sugere que o iogurte, mais do que qualquer outro alimento, ajudaria pessoas a evitarem o ganho de peso que ocorre com o envelhecimento, e a idéia era replicar esses resultados nos camundongos.

Os resultados foram curiosos. Os pesquisadores notaram que os animais que comiam iogurte tinham pelo mais sedoso e brilhante, tendo uma densidade folicular ativa 10 vezes maior. Outro resultado observado foi que os machos projetavam os seus testículos para fora, sendo que essa parte do corpo era 5% mais pesada nesses camundongos do que nos que seguiam uma dieta típica para a raça, e 15% mais pesados do que os que comiam de forma pouco nutritiva. Os espécimes que comiam iogurte também inseminaram mais rapidamente as fêmeas, e filhotes de mães que também ingeriam o alimento nasceram maiores.

A conclusão dos pesquisadores é que a dieta probiótica pode fazer com que os animais fiquem mais saudáveis e mais magros. Os resultados também podem ter implicações relevantes para a fertilidade humana.

A pesquisa foi desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology.

Fonte: Live Science, 08 de maio de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários