Notícias de saúde

Fígado ajuda organismo a combater infecções

04 de abril de 2012 (Bibliomed). Segundo pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, o fígado ajuda o organismo a aumentar suas defesas e impedir que infecções localizadas se espalhem pelo corpo.

Joseph P. Mizgerd e Lee J. Quinton, autores do estudo, afirmam que a resposta de fase aguda é uma resposta imune inata em dezenas de proteínas do sangue que podem mudar de concentração devido ao stress fisiológico, como inflamações, infecções e lesões. A alteração nas concentrações de proteínas pode ser medida no sangue e indicar o risco ou a progressão da doença.

"Embora a resposta de fase aguda tenha sido descoberta em 1930, o mecanismo e significado por trás das mudanças na concentração de determinadas proteínas no sangue não são bem compreendidas", explica Mizgerd.

Os pesquisadores estudaram dois genes de transcrição de fatores nas células do fígado, a STAT3 e a Rela. As células, chamadas hepatócitos, geram as proteínas do sangue que mudam durante uma resposta de fase aguda. As mutações não tiveram efeitos mensuráveis antes da infecção, o que mudou em quadro de pneumonia, quando a resposta de fase aguda foi especificamente inibida.

"Pela primeira vez, conseguimos mostrar que a resposta de fase aguda, que ocorre como um resultado de uma infecção pulmonar, leva o fígado a preparar as defesas da corrente sanguínea, evitando que a infecção se espalhe por todo o corpo", diz Mizgerd.

Os resultados estão programados para serão publicados na edição de maio do Journal of Clinical Investigation.

Fonte: UPI, 3 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários