Notícias de saúde

Colesterol ruim deve ser controlado desde a infância

28 de março de 2012 (Bibliomed). O controle do cholesterol LDL (ou o cholesterol ruim) já na infância pode trazer diversos benefícios, inclusive maior redução de risco de doença coronária, do que quando o tratamento é iniciado na vida adulta.

Uma pesquisa desenvolvida na Wayne State University School of Medicine, nos Estados Unidos, mostra que a maioria das pessoas que faz tratamento para controle do colesterol está lidando com uma condição que se desenvolveu silenciosamente através de décadas.

Cientistas usaram dados de mais de um milhão de pacientes, simulando um estudo natural randomizado. Para estimar os benefícios clínicos de diminuir as taxas de colesterol LDL no começo da vida, foram usados nove polimorfismos de nucleotídeo único (SNP’s) de seis genes associados ao LDL mais baixo como proxy para um tratamento que se inicia após o nascimento.

“Como cada um desses SNP’s é alocado aleatoriamente na hora da concepção, herdar um desses SNP’s é como ser aleatoriamente alocado para um tratamento que diminui o colesterol LDL desde o parto”, explica o Dr. Brian Ference, autor da pesquisa.

Os resultados mostraram que todos os nove SNP’s estavam associados a uma redução consistente de 54% do risco de condições coronárias.

Assim, os pesquisadores concluíram que a exposição prolongada a baixo LDL no começo da vida está associada a benefícios clínicos três vezes maiores para cada unidade de redução de LDL do que os obtidos por tratamentos com estatinas na vida adulta.

“Nós não estamos sugerindo que todo mundo tome estatinas desde a infância; mas sim que baixar o LDL através de mais cuidados com alimentação saudável e exercícios desde jovem poderia fazer uma grande diferença para a saúde pública”, afirma o Dr. Ference. “A grande questão para a saúde pública é se é melhor começar cedo e baixar o LDL em todos ao invés ou esperar para encontrar os indivíduos de alto risco e tratá-los mais tarde. E esses dados sugerem que é melhor escolher a primeira opção”, completa o autor.

A pesquisa foi apresentada na reunião anual da American College of Cardiology, que aconteceu em Chicago entre os dias 24 e 27 de março de 2012.

Fonte: American College of Cardiology 2012, 24 a 27 de março em Chicago, EUA.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários