Notícias de saúde

Terapia cognitiva comportamental pode tratar insônia

12 de março de 2012 (Bibliomed). Pessoas enfrentando problemas de insônia podem receber tratamento através de terapia cognitiva comportamental ou de comprimidos. Apesar de os tratamentos oferecerem benefícios e riscos diferentes, a terapia tem sido mais recomendada por especialistas do que as pílulas.

A literatura médica indica que a terapia cognitiva comportamental pode ser tão eficaz quanto medicamentos no tratamento de problemas crônicos de sono. Além de tratar a insônia, esse tipo de terapia também melhora o quadro geral de bem estar da pessoa e pode até mesmo ajudar no controle de alguns sintomas da depressão. Outro motivo que leva especialistas a preferirem esse método é a publicação recente de um estudo que sugere que o uso de medicamentos para dormir no tratamento da insônia pode diminuir a duração da vida dos pacientes.

Na terapia cognitiva comportamental, um terapeuta do sono ajuda o insone a desenvolver bons hábitos de sono e a controlarem a ansiedade. Os benefícios obtidos com a terapia são duradouros, permanecendo até mesmo após de o tratamento ter sido completado.

A insônia, que pode durar muitas semanas, frequentemente é um sintoma de problemas de saúde, como a apnéia do sono, distúrbios mentais e abuso de substâncias.

Para lidar com o problema, a pessoa deve procurar um médico. Apenas o profissional pode indicar a melhor forma de tratamento e abordagem da condição.

Fonte: Live Science, 8 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários