Notícias de saúde

Tratar a insônia diminui os custos dos serviços de saúde

31 de março de 2016 (Bibliomed). Cerca de um em cada cinco adultos tem dificuldade em adormecer ou manter o sono, de acordo com um recente estudo da Universidade de Maryland School of Medicine, publicado na revista Sleep Medicine Reviews.

Pesquisadores revisaram estudos publicados anteriormente  e constataram que o custo econômico estimado da insônia varia de cerca de US $ 28 bilhões a US $ 216 bilhões, nos Estados Unidos. Isso se deve a fatores como um pior desempenho no trabalho, maior risco de acidentes e uma maior utilização de serviços de saúde.

Embora existam tratamentos altamente eficazes, muitas pessoas com insônia nunca são tratadas, disseram os investigadores.

Os pesquisadores revisaram dez estudos que avaliaram a relação de custo-eficácia das drogas e tratamentos comportamentais para a insônia, e descobriu que o uso destes medicamentos  reduziu o uso de serviços de saúde para aquela condição.

Assim, segundo os autores do estudo, o fornecimento de medicamentos e terapias comportamentais para a insônia não tratada pode levar a economias significativas de cuidados de saúde.

Fonte: University of Maryland, news release, March 7, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários