Notícias de saúde

Gripes podem facilitar o desenvolvimento do Alzheimer

22 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). As gripes são doenças comuns, de curta duração e que geralmente não parecem causar muito mal ao organismo. Mas de acordo com uma nova pesquisa, infecções virais como a gripe podem causar sequelas duradouras no cérebro.

Vírus causadores de doenças como a herpes e a influenza deixam as células do cérebro vulneráveis à degeneração quando o organismo atinge uma idade avançada, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças como o Parkinson e o Alzheimer.

Os vírus podem ter esse papel porque eles podem entrar no cérebro e desencadear inflamação, como uma resposta imunológica do corpo. Essa resposta pode causar danos às células do cérebro.

De acordo com o pesquisador Ole Isacson, da Universidade de Harvard (EUA), vírus e fontes similares de inflamação podem ser fatores iniciais de diversas doenças neurológicas.

De acordo com o estudo, o processo não se inicia após uma única gripe, mas ao longo dos anos, os danos se acumulam. Esse problema se une a estresses ambientais, provocando a morte das células e o desenvolvimento de doenças cerebrais. Variações entre o número de inflamações sofridas por uma pessoa podem acabar exercendo influência na idade do desenvolvimento de uma condição neurológica.

A pesquisa foi publicada no periódico Science Translational Medicine.

Fonte: Live Science 15 de fevereiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários