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Oferecer opção de porções reduzidas em restaurantes leva pessoas a comerem menos

13 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Informar o número de calorias presentes em uma refeição pode não impedir que pessoas comam mais do que deveriam, mas a oferecer que as porções dos alimentos sejam reduzidas podem ter esse efeito.

Pesquisadores da Universidade Tulane (EUA) desenvolveram um estudo em que garçons de um restaurante de fast food chinês perguntavam aos clientes se eles queriam reduzir as porções dos acompanhamentos das refeições que pediam. Aproximadamente um terço dos clientes aceitou a sugestão, cortando uma média de 200 calorias.

“Nosso objetivo era testar se a sugestão para a diminuição de um componente da refeição seria aceita pelos consumidores e, importantemente, se essa abordagem seria mais eficaz do que uma abordagem meramente baseada em informação – nesse caso a indicação de calorias”, explica a pesquisadora Janet Schwartz.

Em algumas situações, o restaurante oferecia descontos de 25% no preço da comida caso os clientes reduzissem suas porções. Os resultados do estudo mostraram que a diferença do preço teve pouco impacto na escolha dos consumidores e que a indicação da quantidade de calorias também foi pouco impactante.

O estudo foi publicado em Health Affairs.

Fonte: UPI 9 de fevereiro de 2012

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