Notícias de saúde

Excesso de paracetamol pode ser mortal, mesmo que em doses pequenas

25 de novembro de 2011 (Bibliomed). Ingerir quantidades excessivas de medicamentos é sempre perigoso, mas a overdose pode acontecer de forma não intencional, sem que a pessoa saiba que está correndo riscos. Um novo estudo afirma que excessos em pequenas doses de paracetamol, ingeridos durante um período de alguns dias, pode ter consequências fatais.

Esse tipo de overdose é conhecida como "escalonada". Elas podem não ser identificadas imediatamente por médicos já que exames de sangue do paciente podem mostrar níveis pouco elevados do medicamento na corrente sanguínea. Assim, o exame não acusaria a overdose, apesar de o fígado do paciente já estar severamente danificado.

O estudo, desenvolvido na Universidade de Edimburgo, na Escócia, analisou overdoses escalonadas de paracetamol, uma substância encontrada em medicamentos de alívio de dor. Os pesquisadores avaliaram informações de 663 pessoas que haviam sido admitidas em um hospital em Edimburgo com problemas de fígado. Dentre esses pacientes, 161 haviam sofrido overdoses escalonadas.

Para evitar o problema, as pessoas devem tomar medicamentos que têm paracetamol de acordo com as recomendações de limitação diária de consumo, estando atentas também a outros analgésicos que estejam tomando.

Médicos também devem estar atentos, já que os critérios de diagnóstico da overdose comum não são os mesmos para o diagnóstico da overdose escalonada.

O estudo foi publicado no periódico British Journal of Clinical Pharmacology.

Fonte: Live Science 22 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários